sexta-feira, 24 de novembro de 2017 11:32

Escolas Estaduais abrilhantam 195° aniversário da Independência do Brasil

Desfile cívico-militar de 7 de Setembro aconteceu nesta quinta-feira, na Avenida Mascarenhas de Morais



Assessoria de Comunicação - 07/09/2017 17:58h


Créditos: Alyne Pinheiro

O 195° aniversário da Independência do Brasil foi celebrado nesta quinta-feira (07) com o desfile de 7 de Setembro, que aconteceu na Avenida Mascarenhas de Morais, Imbiribeira. Trinta e duas escolas públicas da rede estadual de ensino marcaram presença na comemoração, abrilhantando o evento. A estimativa foi de que 10 mil pessoas acompanharam o ato que contou com 4.100 civis entre estudantes de escolas públicas estaduais e municipais, escolas privadas, instituições particulares e entidades, além de 4.500 militares.

O desfile cívico-militar foi realizado em um percurso de aproximadamente 2 km de extensão, começando no viaduto Tancredo Neves e seguindo em direção ao Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo (Geraldão). Antes do início, houve a tradicional revista da tropa com o Comandante Militar do Nordeste, general de Exército Artur Costa Moura, acompanhado pelo governador em exercício do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo.

Ana Beatriz dos Santos, 15 anos, estudante do 1° Ano do Ensino Médio do Ginásio Pernambucano da Cruz Cabugá, foi a baliza da banda da escola, a mais antiga entre as estaduais. “Esse é meu primeiro ano, estou ansiosa para que dê tudo certo, um pouco nervosa também, mas vou fazer o meu melhor. Estou confiante porque ensaiamos bastante, todas as quartas, quintas e sextas por dois meses”.

Melque Cosmo, 38 anos, maestro regente há 12 anos da banda da Escola Estadual Diário de Pernambuco, enalteceu a dedicação de seus músicos. “Eu vejo sempre a cada dia mais dedicação desses estudantes e é prazeroso ver a evolução deles, estamos também com um excelente corpo coreógrafo, e é bom para trazer um pouco de patriotismo para os jovens. Estamos ensaiando desde janeiro também para nos preparar para outros eventos de música, como o concurso de bandas e fanfarras que acontece agora em outubro”, comentou.

Fred Amancio, secretário de Educação do Estado, disse que gostou de ver o entusiasmo dos participantes. “A gente fica muito contente em ver várias bandas marciais do Estado com a representação de estudantes que vieram de muitas escolas para desfilar, em um dia muito importante para o nosso país, as bandas são muito boas e organizadas e é um prazer assistir ao desfile”.

Waldenilson Cunha, coordenador de Bandas e Fanfarras da Secretaria Estadual de Educação, disse que apostava no sucesso do desfile. “Organizamos o evento de forma tranquila, a novidade neste ano é que vamos desfilar com 200 bandeiras de Pernambuco, em homenagem ao bicentenário da Revolução de 1817, e tenho certeza de que será um sucesso garantido”.

O general de Exército, Artur Costa Moura, fez questão de lembrar os que lutaram e fizeram história pelo país. “Sete de Setembro é uma data especial, o dia em que nós brasileiros resolvemos ser um país independente, e hoje é dia de comemorar, todos nós olharmos para o nosso passado, verificar aqueles brasileiros que fizeram isso pelo Brasil, cumprimentá-los e homenageá-los, olharmos para o futuro e trabalharmos cada vez mais para sermos um país forte e que atenda a todos os nossos sonhos. E comemorar em Pernambuco é especial, porque aqui é o berço da nacionalidade e aqui surgiu o Exército Brasileiro nas batalhas de Guararapes”.

O governador em exercício, desembargador Leopoldo Raposo, deixou uma mensagem de reflexão a todos. “Aqui nós enaltecemos o nosso sentimento cívico, um sentimento de brasilidade. Nós nos libertamos do julgo português e nos libertamos politicamente há 195 anos, mas nós devemos fazer uma reflexão nesta data, porque ainda não nos libertamos das questões sociais. A nossa sociedade ainda é muito caracterizada por gritantes injustiças e disparidades sociais. Então, a mensagem que eu passo é no sentido de servir de reflexão para que possamos dar a nossa contribuição para alcançarmos uma sociedade mais justa e solidária”.

Após o desfile das escolas houve ainda exibição das tropas militares, além de 120 viaturas seguidas por 60 cavalos para encerrar o desfile.

Confira mais imagens no FLICKR.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668