sexta-feira, 24 de novembro de 2017 11:25

Estudantes são agraciados no concurso cultural Revolução Pernambucana de 1817

A solenidade de premiação ocorreu nesta quinta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas.



Assessoria de Imprensa - 31/08/2017 19:40h


Créditos: Alyne Pinheiro

Na tarde desta quinta-feira (31), os estudantes vencedores do concurso cultural “Revolução de 1817: Pernambuco na luta pelos ideais” foram premiados em solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. Promovido pela Secretaria de Educação do Estado (SEE), a ação teve como objetivo estimular a reflexão sobre o movimento revolucionário de 1817, ocorrido em Pernambuco. 62 escolas da rede estadual, dos ensinos fundamental e médio, participaram do concurso nas categorias redação e vídeo.

Fred Amancio, secretário de Educação do Estado, parabenizou estudantes e professores que participaram do concurso e trabalharam na realização dos projetos. “O concurso foi importante não somente pela possibilidade de premiar os nossos talentos, mas pelo projeto como um todo. Esse trabalho aproximou os estudantes dessa data histórica e de todo seu significado e introduziu o tema nos debates do dia a dia das escolas”, comentou.

Durante o evento, os Correios lançaram um selo comemorativo em homenagem ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. “Hoje é um dia especial. Estamos lançando o selo do bicentenário, que é uma releitura do selo que foi feito em homenagem ao Centenário da Revolução Pernambucana. Ele irá eternizar a imagem que está gravada nele e rodará o mundo, validando as correspondências”, contou Orlando Duda, coordenador do gabinete Estadual da Superintendência dos Correios em Pernambuco.

A atividade movimentou a rede estadual e contou com a participação de 62 escolas, de 14 Gerências Regionais de Educação e 642 inscrições, sendo 24 vídeos e 618 redações. Os primeiros lugares ganharam tablet; os segundos lugares ganharam smartphone e os terceiros lugares ganharam kit literário.

Após a entrega dos prêmios, todos os presentes se dirigiram à frente do Palácio, onde ocorreu desfile com cerca de 200 estudantes da rede estadual que levaram, em marcha, as bandeiras do Brasil e de Pernambuco do jardim até a frente do Palácio. Os estudantes foram acompanhados pela banda marcial da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano – unidade Cabugá.

Emanuel da Silva Santos, 17 anos, venceu em primeiro lugar na categoria Redação para estudantes do Ensino Médio. O texto leva o título “Aprendendo com o passado” e faz uma leitura dos ideais advindos da Revolução, abordando a semelhança dos problemas do passado e do presente da história brasileira. “Estudei o movimento, pesquisei bastante e identifiquei pontos como a pobreza e desigualdade. Acho importante que a sociedade leia mais sobre a História do Brasil e participe mais ativamente dela”, contou. 

Confira aqui as fotos do evento

Confira aqui os três primeiros colocados em cada categoria

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668