terça-feira, 26 de março de 2019 03:58

Fundaj inicia Pibic com escolas da Rede Estadual

Dez estudantes de duas unidades de ensino estão sendo contemplados com a bolsa



Assessoria de Imprensa - 17/05/2017 10:08h



Duas escolas da Rede Estadual recebem o primeiro Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio, o Pibic Júnior. A iniciativa é da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o CNPq e Ministério da Educação (MEC), e contempla dez estudantes com as bolsas até dezembro de 2017. As unidades de ensino são a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Paula Franssinetti, localizada na Zona Norte do Recife, e a Escola Estadual Major Lélio, em Camaragibe, na Região Metropolitana.

O projeto nas escolas é intitulado Caravana da Sociologia e o tema geral para a pesquisa é “Desigualdade Social”. Os bolsistas irão desenvolver atividades de pesquisas relacionadas a Ciências Sociais como objeto de estudo pela conexão ao mestrado profissional desenvolvido pela própria Fundaj até o fim do ano. O objetivo o projeto é desenvolver novas formas de abordar os temas da sociologia como componente curricular na Educação Básica. “Por onde a Caravana da Sociologia passar terá como função estimular a realização da atividade pela própria comunidade escolar, buscando integrá-la ao plano pedagógico da escola e ao seu calendário anual de eventos”, acrescenta a coordenadora-geral do projeto, Viviane Toraci.

Os bolsistas foram selecionados através do histórico escolar. De acordo com a Fundaj, 48 alunos se inscreveram para concorrer às dez vagas ofertadas nas duas escolas. A estudante do segundo ano do Ensino Médio da EREM Santa Paula Franssinetti, Maria Isabel Farias, de 17 anos, preenche uma dessas vagas e está ansiosa para a sua primeira orientação. Apreciadora das ciências exatas, ela encontrou na Caravana da Sociologia diversos motivos para se encantar pela disciplina. “Eu acredito que o projeto vai abrir as nossas mentes e nos permitir entrar, de vez, no universo da pesquisa. Quero aprender mais nessa nova experiência e poder contribuir muito na sociedade com os conhecimentos que vou adquirir”, disse.

No próximo no dia 27, os dez estudantes, sendo cinco da EREM Paula Franssinetti e cinco da Escola Estadual Major Lélio, visitarão a Fundação Joaquim Nabuco para conhecer o trabalho que é feito no local. A visita é uma das ações que o órgão vem fazendo desde março – período do início do projeto -, além de palestras, orientações e redações sobre a temática. Os estudantes passarão o ano inteiro pesquisando para apresentar na Fundaj, em novembro, um artigo científico que será trabalhado em diversas escolas da Rede. 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668