Módulo III - Avaliação
Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Ciclo de Palestras História de Pernambuco
Caro professor,
Estamos disponibilizando os slides utilizados , no dia 17 de agosto de 2013, durante o curso destinado aos técnicos e professores de história, geografia e filosofia da rede estadual. Uma realização da Secretaria de Educação (SEE) em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). A ideia é que, a cada encontro, o material seja disponibilizado aqui aos participantes e interessados para consulta.
Cadernos de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem
Caro Professor,
Para proporcionar o acesso e consulta para fins de planejamento escolar durante os bimestres letivos, disponibilizamos, em versão digitalizada, o Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, em consonância com os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco.
Desejamos um ótimo trabalho!
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Língua Portuguesa I - Anos Finais do Ensino Fundamental: Reforço Escolar
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Língua Portuguesa II - Anos Finais do Ensino Fundamental: Reforço Escolar
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Língua Portuguesa III - Anos Finais do Ensino Fundamental: Reforço Escolar
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Língua Portuguesa IV - Anos Finais do Ensino Fundamental: Reforço Escolar
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Matemática I - Anos Finais do Ensino Fundamental: Reforço Escolar
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Matemática II - Anos Finais do Ensino Fundamental: Reforço Escolar
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Matemática III - Anos Finais do Ensino Fundamental: Reforço Escolar
• Orientações pedagógicas do uso do cinema brasileiro contemporâneo na escola 2017
• Caderno de orientação - Português
Cadernos de Orientações para o Fortalecimento das Aprendizagens - 2015
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Matemática - Ensino Fundamental
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Matemática - Ensino Médio
• Caderno de Ações para Fortalecimento da Aprendizagem da Língua Portuguesa - Ensino Médio
Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação em Direitos Humanos
A Secretaria de Educação do Estado (SEE) disponibiliza para os professores da rede estadual Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação em Direitos Humanos.
• Caderno Direitos Humanos
• Caderno Educação Ambiental
Proposta Pedagógica dos Cases–PE
A proposta pedagógica para os Centros de Atendimento Socioeducativos representa um esforço coletivo da Secretaria Executiva de Educação do Estado de Pernambuco em planejar e elaborar um documento visando contribuir com a formação dos estudantes dessas Unidades Socioeducativas.
Este documento pretende valorizar o professor e a professora através de diversas temáticas e seus respectivos componentes curriculares, com espaço para contemplar as propostas, projetos bem sucedidos e possibilitar as construções das especificidades de cada Unidade, com suas estratégias pedagógicas, bem como valorizar os estudantes que vivenciam experiências múltiplas através de propostas adequadas ao seu cotidiano.
Esta proposta pedagógica tem como objetivo desenvolver uma uniformidade nas escolas dos Centros Socioeducativos de Pernambuco, visando orientar uma política educacional pautada em uma identidade unificada, a fim de possibilitar um acompanhamento e uma formação teórico-metodológica correspondente às necessidades educacionais dos educandos.
Livro Pankará: Aprendendo e Ensinando
Cultura e história da etnia indígena Pankará viraram livro nas mãos de alunos e professores e lideranças da tribo indígena. O livro Pankará: Aprendendo e Ensinando, coletânea de poemas e pequenas histórias do povo, foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE).
Por não ser comercializado, o livro encontra-se disponível no link abaixo. Já quem quiser ter acesso à obra impressa deve entrar em contato com a Unidade de Educação Indígena da Secretaria de Educação do Estado, pelo telefone 3183.8690.
Especialização
A Secretaria de Educação disponibiliza neste espaço nove monografias, todas com conceito A, produzidas pelos professores da rede estadual, como conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos. A maioria dos trabalhos foi baseada na pesquisa coletiva, “Figurações Culturais. Surdos na Contemporaneidade”. As monografias trazem contribuições significativas para o debate e aprofundamento das questões pedagógicas referente à Educação de Surdos no Estado de Pernambuco.
Secretaria disponibiliza texto sobre Dia Internacional da Mulher para debate em sala de aula
Para estimular a discussão nas escolas sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria de Educação, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), disponibiliza o texto ‘8 de Março: conquistas e controvérsias’, escrito por Eva Alterman Blay. O material destaca a origem e as controvérsias acerca do Dia Internacional da Mulher e está disponível no link abaixo.
No texto de Eva Alterman são citadas mulheres, como Clara Zetkin, Alexandra Kollontai e Emma Goldman que dedicaram suas vidas à luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras no início do século XX. Mas não é preciso ir muito longe para encontrar exemplos de mulheres que são verdadeiras heroínas nos dias de hoje. Mulheres que têm um ideal de vida e lutam por atingir seus objetivos.
Planejamento segundo semestre
A secretaria de Educação, através da secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), promove um planejamento organizacional nas escolas estaduais. A ação, que acontece, simultaneamente, da segunda (06) até a quarta-feira (08), visa discutir e planejar políticas que deverão ser executadas pelas unidades educacionais no decorrer do segundo semestre do ano letivo. (Confira os textos que serão utilizados como base para discussão).
Diário de Classe - orientações
A Secretaria de Educação do Estado (SE) publicou no Diário Oficial (DO) na sexta-feira (8), um conjunto de orientações para o preenchimento correto dos Diários de Classe do ensino Fundamental (anos iniciais) e Médio da rede estadual. O documento pode ser conferido no link abaixo e traz todas as informações sobre as competências da secretaria escolar e dos professores em relação aos dados.
O diário de classe registra o planejamento e o desenvolvimento das atividades pedagógicas do professor e da vida escolar dos alunos, com o acompanhamento da aprendizagem e do desempenho. A caderneta deve conter a relação nominal dos estudantes (em ordem alfabética), observações sobre o rendimento, freqüência justificada e atitudes comportamentais, planejamento das aulas, registro dos conteúdos trabalhados em cada bimestre e as atividades ou projetos especiais.
Piso salarial do magistério
O Governo Federal aprovou o novo piso salarial do magistério. O Governo do Estado anunciou que irá antecipar, para setembro, o pagamento integral do piso para os professores da rede estadual. Confira na íntegra a nova lei no link abaixo.
Avaliação
A Secretaria elaborou um novo Sistema de Avaliação do Ensino Aprendizagem do Aluno para a rede estadual. Com a mudança, os estudantes serão avaliados por nota e não mais por conceito. A proposta foi construída pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE) e por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe), com a contribuição de professores. A nova instrução está disponível no link abaixo e em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs)
Diário de Classe | Alfabetizar com Sucesso
Caros Professores e Professoras, é com imensa alegria que colocamos em circulação o novo Diário de Classe que estará na Rede a partir de 2009, para que você opine e dê sugestões até o dia 30 de junho.
Este instrumento é de fundamental importância para o acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos. Desta forma, solicitamos a sua participação para torná-lo o mais adequado à nossa realidade.
Agradecemos desde já as contribuições para melhoria do Diário de Classe e da qualidade de ensino no nosso Estado. Envie suas sugestões e críticas para o e-mail alfcomsucesso@educacao.pe.gov.br.
Orientações Teórico-Metodológicas
Com objetivo de melhorar a qualidade do ensino na rede estadual, a secretaria de Educação disponibiliza documentos que contém as Orientações Teórico-Metodológicas nas áreas de língua portuguesa, de matemática, de ciências naturais e de arte.
Tais orientações são vistas como referenciais estruturadores das práticas de ensino das disciplinas. Nesse momento apresentamos os perfis correspondentes ao Ensino Fundamental (1ª à 8ª série / 1º ao 9º ano) e ao Ensino Médio.
Esperamos que este material contribua de forma crítica, contextualizada e reflexiva para a ação pedagógica e a docência dos que fazem a escola pública no estado de Pernambuco.
Concepções - Curso Normal Médio em Pernambuco
Orientações Teórico-Metodológicas Jovens Adultos
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Matriz Curricular
Para facilitar a discussão e orientar os professores, disponibilizamos os conteúdos das disciplinas de Educação Ambiental, História da Cultura Pernambucana, Educação e Trabalho, Educação Física e Direitos Humanos e Cidadania. Todas elas foram inseridas na parte diversificada da nova matriz curricular. Os textos trazem sugestões de metodologia, bibliografia e temas de trabalho para as quatro unidades.
Base Curricular Comum
A Secretaria de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME disponibilizam os documentos dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, que compõem a Base Curricular Comum da Educação Básica - BCC - para as redes públicas de ensino de Pernambuco.
Nestes documentos os professores encontram saberes e conhecimentos das duas áreas do currículo que podem ser transformados em conhecimentos a serem ensinados na sala. Além disso, a BCC deve servir de referencial à avaliação do desempenho dos alunos, atualmente conduzidos pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE, que tem procurado avaliar e prestar contas à sociedade da qualidade do ensino oferecido pelo Estado, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Ao disponibilizar estes documentos a Secretaria e a UNDIME esperam que todos os segmentos sociais que a eles tenham acesso retornem com a crítica fundada e transformadora a partir de oportunidades de formação continuada e de debates fecundos.