segunda-feira, 19 de novembro de 2018 21:28

Programa Mãe Coruja



Administrador - 21/06/2018 16:32h


O Programa Mãe Coruja Pernambucana é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública, oferecendo apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, tendo como objetivo prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida.

É uma parceria entre governo estadual, prefeituras municipais e a sociedade, com impacto positivo na melhoria dos indicadores sociais em Pernambuco. Implantado em 2007, tornou-se política pública de Estado com a Lei nº 13.959, de 15/12/2009.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana funciona de modo intersetorial, através de uma rede de serviços que atualmente inclui o trabalho de onze secretarias de Estado, com ações voltadas direta ou indiretamente, às gestantes cadastradas e seus filhos.

No âmbito de atuação do Mãe Coruja, a Secretaria de Educação tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade de mulheres cadastradas no programa, através da coordenação, formatação, implantação e avaliação dos Círculos de Educação e Cultura (CEC).

Os CEC representam uma estratégia pedagógica para favorecer o empoderamento pessoal e social das alunas, fortalecendo o processo de alfabetização e estimulando a continuidade da escolarização dessas mulheres. Além disso, a secretaria fornece material didático e promove, paralelamente, a formação continuada dos profissionais envolvidos na atividade.

Os CEC visam atender às mulheres que, por algum motivo, não frequentaram a escola em tempo normal ou abandonaram seu percurso estudantil, mas que necessitam de uma orientação pedagógica acerca da sua atual condição e dos cuidados consigo e com seu bebê. Após frequentar as aulas, que são dadas em quatro módulos, a mulher é orientada a garantir sua matrícula em escola da rede pública estadual que oferte a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de concluir sua escolarização formal. Orientam-se por princípios do educador Paulo Freire, que considerava a Educação como prática da liberdade, atribuindo sentido a uma prática educativa que alcança efetividade e eficácia na medida em que a participação das gestantes se torna livre e crítica, conhecendo a importância dos cuidados necessários à primeira infância para o desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, as alunas podem participar, como seres políticos, dos seus destinos e não serem meros objetos de intervenção social, garantindo aos seus filhos os cuidados necessários para o seu desenvolvimento psicossocial, fator determinante para a participação consciente na vida pessoal e coletiva.

 

Visite a página oficial do Programa Mãe Coruja: maecoruja.pe.gov.br/



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668