sábado, 19 de agosto de 2017 07:58

Parâmetros Curriculares



Assessoria de Comunicação - 22/01/2013 14:35h


Caro Professor,


Com o objetivo de facilitar o acesso e a apropriação sobre os Parâmetros Curriculares da Educação Básica de Pernambuco para fins de consulta, estudos e planejamento escolar, a Secretaria de Educação disponibiliza abaixo a versão digitalizada dos referidos documentos.

Desejamos uma ótima leitura!

 

Conteúdos trabalhados por bimestre

Para proporcionar o acesso e consulta para fins de planejamento escolar ao longo dos bimestres letivos, disponibilizamos, em versão digitalizada, os conteúdos a serem trabalhados nos componentes curriculares referentes ao Ensino Fundamental e Médio, em consonância com os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco.

Desejamos um ótimo trabalho!

 

PARÂMETROS NA SALA DE AULA


Os Parâmetros Curriculares na Sala de Aula são documentos que se articulam com os Parâmetros Curriculares do Estado, possibilitando ao professor conhecer e analisar propostas de atividades que possam contribuir com sua prática docente no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Essas propostas poderão ser exploradas em todos os componentes curriculares da Educação Básica.

 

Parâmetros de Formação Docente

Os Parâmetros de Formação Docente foram elaborados a partir dos Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco, de forma complementar, com o intuito de contribuir para a formação docente. Tem por objetivos fortalecer o diálogo da Secretaria de Educação e Esportes do Estado e das secretarias municipais de Educação com as instituições formadoras de professores e orientar a formação continuada realizada no âmbito das próprias secretarias. É mais um documento que pode enriquecer o processo de formação docente, podendo ser utilizado para nortear as formações em todos os espaços, de modo a garantir ao professor uma formação consistente, sintonizada com o mundo atual e qualificada, fortalecendo o processo de ensino e de aprendizagem em Pernambuco. Através deste novo instrumento de apoio, espera-se que formadores e educadores possam ampliar os diálogos, favorecendo uma maior apropriação, articulação e aplicação dos parâmetros em suas diversas dimensões, dentro e fora do âmbito escolar.

 

Padrões de Desempenho

Os Padrões de Desempenho, avaliados a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco - SAEPE, descrevem o desenvolvimento dos estudantes com base nas habilidades adquiridas e estabelecem as medidas de aprendizagem correspondentes aos limites dos Padrões de Desempenho. Seu principal objetivo se vincula ao fornecimento de informações de valor pedagógico relevantes sobre o desenvolvimento dos estudantes associando-o a um determinado patamar de desempenho, de modo a possibilitar a proposição de metas concretas e tangíveis orientadas para a promoção de uma educação de mais qualidade, que sejam de fácil compreensão pela comunidade escolar e pelo público em geral.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668