Estudantes do 3º ano do curso de logística da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, localizada em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, participaram de uma visita técnica na Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja). O encontro aconteceu na última quarta-feira (08), e teve o objetivo de proporcionar um aprendizado prático, que complementa e enriquece o conhecimento teórico adquirido em sala de aula ou por meio de leituras e pesquisas.
Durante o dia, os estudantes vivenciaram situações reais da empresa, como problemas e soluções, além de conhecerem de perto todos os processos logísticos da parboilização, acondicionamento e embalagem de produtos. De acordo com o professor e coordenador de integração Escola Empresa da ETE, Daniel Rocha, a visita técnica também pode ser uma excelente oportunidade para estabelecer contatos e criar novas oportunidades de negócios e parcerias. “A aula extraclasse é uma excelente ferramenta para ampliar o conhecimento, vivenciar situações reais, criar novos contatos, oportunidades, motivar, inspirar os participantes e identificar novas possibilidades de atuação profissional ou de negócios”, salientou.
“Foi muito importante poder visualizar de perto a lógica da logística no chão de uma distribuidora. Nós vimos empilhadeiras, ponte rolante, balança de caminhões, paletes, dentre outros equipamentos em funcionamento”, destacou o estudante Otávio Bernardino.
Para o professor da base técnica da área de logística da escola, Lenilton Soares, dentre as principais vantagens da visita técnica está o fato de que os participantes podem encontrar inspiração para novos projetos e iniciativas. “Realizar esse tipo de atividade pode ser uma experiência motivadora. Os estudantes se sentiram mais engajados e inspirados para buscar novos conhecimentos e desenvolver suas habilidades”, pontuou.