quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023 04:35

SEE recebe representantes de comunidades quilombolas

As lideranças expuseram as necessidades da população e discutiram a política de educação quilombola com a pasta



Carina Cardoso - 24/01/2023 15:03h


A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) promoveu, nesta terça-feira (24), uma reunião com lideranças quilombolas para discutir a política pública de educação voltada para esta população no Estado. O encontro aconteceu na sede da pasta, situada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, e contou com a presença de Igor Cadena, secretário executivo de Gestão da Rede (SEGE); as servidoras Cláudia Abreu e Nathaly Costa, e cerca de 20 representações quilombolas. 

 

Na reunião, que aconteceu pela manhã, as lideranças pautaram as necessidades das suas comunidades, como o restabelecimento da Comissão Pedagógica Estadual; a construção de cinco escolas quilombolas; a criação de uma gerência de educação quilombola nas Gerências Regionais de Educação (GRE) e uma seleção específica de professor quilombola para atuar nessas unidades de ensino. 

 

“Atendemos e ouvimos as demandas das comunidades no que se refere à educação escolar quilombola e nos apropriamos das necessidades e dificuldades. Nos comprometemos a analisar cada detalhe da pauta e compreender melhor as especificidades de cada cidade. O próximo passo é nomear a Comissão Pedagógica Estadual, cuja vigência acaba em fevereiro, para então pensar juntos as definições”, pontuou Cadena. 

 

Edna Andrade, representante do quilombo Abelha, de Carnaíba, e integrante da Coordenação Nacional Quilombola em Pernambuco, viu com entusiasmo a primeira reunião com a nova gestão da Secretaria. “Para a gente, esse momento foi muito significativo. Ser recebido no início do governo diz muito sobre a construção que podemos fazer juntos. Essa parceria é importante para as nossas comunidades e estamos abertos ao diálogo e a melhorias”, frisou. 

 

Clique AQUI para acessar as fotos.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668