quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023 04:03

SEE realiza Capacitação dos Agentes de Alimentação Escolar e Credenciados

Ação vai envolver mais de 2400 agentes das 16 Gerências Regionais de Educação



Aline Rangel - 18/01/2023 09:03h


A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), através do Programa de Alimentação Escolar de Pernambuco (PAE/PE), dá início, nesta quarta-feira (18), à capacitação dos Agentes de Alimentação Escolar 2023, que tem como objetivo garantir a Segurança Alimentar e Nutricional dos produtos distribuídos na rede estadual de ensino. As aulas vão beneficiar Agentes de Alimentação Escolar (merendeiros e merendeiras) e funcionários com cadastro de credenciais para o recebimento dos gêneros alimentícios.  

 

A ação será realizada nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), durante o mês de janeiro, já que é período de férias escolares. Participarão dos encontros cerca de 2.400 agentes de alimentação que trabalham diretamente com a oferta de mais de 1 milhão de refeições por dia, para mais de 500 mil estudantes. As capacitações vão aprimorar os conhecimentos e habilidades, garantindo qualificação profissional conforme as normas previstas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), em atendimento às boas práticas de manipulação. 

 

Para este ano, o tema é “Procedimentos padrão: do recebimento até a distribuição da alimentação escolar”, que será executado de forma padronizada, em formato de oficina, pelos nutricionistas das regionais. Para a realização de um processo completo, as equipes de nutricionistas das GREs foram estimuladas a convidar a Vigilância Sanitária dos municípios para realizar a atividade de maneira articulada, fomentando, dessa maneira, o trabalho multiprofissional.  

 

“Sabemos que a capacitação é um instrumento imprescindível para os agentes de alimentação escolar, tendo em vista que eles se tornam veículos de promoção da saúde dos alunos, garantindo uma alimentação adequada e saudável, que está diretamente relacionada com o desenvolvimento e com o rendimento escolar”, falou Patrícia Lima, Coordenadora de Alimentação Escolar.

 

A primeira Gerência Regional de Educação que realizará o evento será a Metro Norte, de 17 a 20 deste mês. Já nos dias 18 e 19, a GRE Mata Centro realizará a sua capacitação. Na ocasião, haverá a premiação do concurso de receitas natalinas, realizado pela GRE no ano de 2022.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668