segunda-feira, 28 de novembro de 2022 13:09

EREM Olinto Victor realiza Projeto Escritores do Olinto

A ação visa fomentar a leitura e a escrita de textos literários produzidos pelos estudantes



Aline Rangel - 23/11/2022 14:56h


Créditos: Divulgação

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Olinto Victor, localizada na Várzea,  mobilizou estudantes dos 1º e do 2º anos “A” para o lançamento de dois livros do projeto “Escritores do Olinto”. Em uma época em que a leitura e a escrita de obras literárias estão cada vez mais escassas, a professora de Língua Portuguesa, Ana Fonseca, orientou os jovens sobre a escrita autoral durante dois bimestres. O lançamento dos livros foi realizado nesta terça-feira (22). 

O projeto surgiu através da necessidade do incentivo à leitura em virtude das lacunas deixadas pela pandemia. Nesse projeto, além de trabalhar a leitura e produção literária de poemas e contos, a ênfase foi dada ao gênero FANFICS, trazendo-o das plataformas virtuais para o texto impresso. Durante a execução, foram vivenciadas várias etapas: leituras, pesquisa, produção, revisão, seleção dos melhores textos, impressão e montagem das obras, as quais foram premiadas pela escola durante a culminância do projeto. 

Para a estudante Sofia Santos, que atuou no projeto como colaboradora direta da professora Ana, o gênero Fanfic é muito peculiar do universo juvenil. “Pelas Fanfics serem mais comumente produzidas pelos jovens, elas nem sempre são bem aceitas socialmente e trazê-las para o universo escolar foi um grande desafio, pois, muitas vezes, virava piada. Mas, no final, foi muito produtiva essa vivência”, declara a jovem. 

A estudante Lara Rebeka, foi uma das premiadas no gênero poema, conseguindo o primeiro lugar na seleção feita pela equipe de colaboradores. “Desde  criança, sempre gostei muito de escrever, pois pra mim a escrita é uma forma de pôr as ideias e sentimentos da minha mente no papel, fazendo sempre uma autorreflexão e provocando nos outros pensamentos sobre si mesmos e sobre o mundo. Participar deste projeto foi algo que me ajudou a externar minhas ideias através da escrita e vencer o medo do julgamento das pessoas”, afirma a estudante.

Para a professora Ana Fonseca, trabalhar com a literatura em sala de aula já é algo cotidiano. “A elaboração de um projeto com esta dimensão tem objetivos que vão além dos propostos pelo currículo escolar, ele visa utilizar o potencial transformador e humanizador da Literatura, para o desenvolvimento de seres humanos sensíveis às próprias emoções e empáticos com os sentimentos dos outros”, pontuou a professora. 

 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668