segunda-feira, 28 de novembro de 2022 12:59

Estudantes da ETE José Joaquim da Silva Filho vencem Desafio Tack

A solução apresentada pela equipe tratou o analfabetismo com o auxílio de um aplicativo



Aline Rangel - 23/11/2022 11:59h


Créditos: Divulgação

Estudantes das turmas do 2º ano de Desenvolvimento de Sistemas, da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, localizada em Vitória de Santo Antão, participaram do Desafio Tack. O desafio cultural empreendedor é para jovens do Ensino Médio de escolas públicas e faz parte do Programa Innovation Camp, da Ong Junior Achievement. O programa teve duração de oito horas e foi realizado em três dias. O objetivo foi que os estudantes encontrassem soluções tecnológicas inovadoras.

 

Os jovens tiveram três dias para desenvolver o projeto. A ideia era que a intervenção criada contemplasse a inclusão, a tecnologia e a cultura. A solução apresentada pela equipe tratou o analfabetismo com o auxílio de um aplicativo. Participando pela primeira vez do evento, a equipe TABOCATEC venceu a competição em primeiro lugar e vai  participar da Brazil Conference 2023, em Boston, nos Estados Unidos, e realizar visitas na Universidade de Harvard e MIT. A viagem está programada para abril de 2023.

 

“Minha experiência no Tack Festival foi incrível! Desde o início fomos desafiados radicalmente para pensar em uma ideia inovadora, de última hora, e a gente conseguiu. Se aproximando da final começamos a organizar slide, protótipo, demo, texto e parcerias. Nos reunimos muitas vezes tanto pessoalmente como virtualmente. Ficamos até tarde da noite e a manhã da véspera para prepararmos tudo que podíamos. No dia, foi fé e segurança com o nosso projeto.  Felizmente deu tudo certo! Deus nos abençoou e nós aproveitamos a oportunidade”, afirmou o estudante Matheus Enrico dos Santos Barros.

 

“Tem sido uma experiência maravilhosa desde a primeira seletiva no final de agosto até agora, que vencemos a final. Estamos muito animados com a viagem e com a possibilidade de tirarmos a ideia do nosso aplicativo do papel, é algo que realmente pode ajudar quem precisa e isso nos motiva bastante! É importante para nós sabermos que é realmente possível adolescentes do Ensino Médio atravessarem fronteiras. Ativamos nosso modo empreendedor e estamos muito empolgados para formar uma startup”, comentou Anne Esther Lins Figueirôa.

 

A equipe foi coordenada pelo professor Reginaldo Xavier e pela professora Inês Monteiro. “A maior alegria de um professor é ver seus estudantes conquistando seus sonhos, superando barreiras, desenvolvendo suas habilidades e ganhando o mundo. Orientá-los junto com o professor Reginaldo Xavier e vê-los empenhados desde o início, trabalhando em equipe, cada um contribuindo com suas ideias, fez um sonho se tornar realidade. Essa conquista fez a diferença não apenas para a equipe vencedora TABOCATEC, mas para todos os estudantes da ETE José Joaquim da Silva Filho. Quero agradecer a Deus e ao gestor Pedro, que confia no nosso trabalho. Assim, emplacando desempenho maravilhosos para escola e seus estudantes, na certeza de que estão no caminho certo em realizar os seus sonhos perante à sociedade”, falou o professor Reginaldo Xavier.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668