sábado, 2 de julho de 2022 23:24

Coordenação Estadual do Censo Escolar de Pernambuco realiza treinamento com equipes das 16 Gerências Regionais de Educação

Objetivo principal do evento foi alinhar e aprofundar conhecimentos legais e pedagógicos com foco na declaração dos dados educacionais ao Sistema Educacenso – Censo Escolar 2022



Assessoria de Comunicação - 22/06/2022 13:48h


Créditos: Divulgação

A Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE), através da Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica (CECEB), realizou o treinamento da matrícula inicial - Censo Escolar 2022 com equipe das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, no Hotel Estação Cruzeiro, localizado na cidade de Pesqueira, no Agreste do Estado, com a participação dos coordenadores de gestão de rede e as equipes técnicas que acompanham, orientam e monitoram a declaração dos dados do Censo Escolar de cada GRE. O encontro ainda contou com a participação da coordenadora geral do Censo Educação Básica/DEED/INEP, Célia Gedeon, validando o slogan “Nós fazemos o Censo Escolar Acontecer em Pernambuco”.

O objetivo principal do evento foi alinhar e aprofundar conhecimentos legais e pedagógicos com foco na declaração dos dados educacionais ao Sistema Educacenso – Censo Escolar 2022. Considerando a Lei Nº 13.415/2017, e os novos campos inseridos no Sistema Educacenso, a Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica articulou áreas pedagógicas da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, que têm relação direta com o Censo Escolar.

Houve palestra com o gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Educacionais, Dionísio Júnior, sobre a temática “O Censo Escolar e os impactos nos indicadores de qualidade da educação básica”. “Tratar sobre avaliações externas em um encontro do Censo Escolar é muito importante, sobretudo no que diz respeito à declaração correta dos dados, tanto definir a população a ser avaliada, a organização da logística da aplicação das avaliações, rendimento para o cálculo do IDEB/IDEPE, quanto para a divulgação dos resultados, uma vez que a base de dados do Censo Escolar é que norteia a organização as avaliações, dos resultados e construção dos indicadores, que contribuem para a tomada de decisões na educação pública de Pernambuco”, enfatizou.

O assessor pedagógico da SEE, Durval Paulo, falou sobre o novo currículo de Pernambuco para o Ensino Médio, ampliando a compreensão do público sobre a nova política. “Esse encontro promoveu a integração entre as áreas (SEGE e SEDE) e a construção de conhecimentos que não apenas colaboram para o levantamento de dados, mas principalmente, contribuem com a construção de ambientes que promovam a aprendizagem dos estudantes”, destacou.

Ainda na grade de palestras, a coordenadora geral do Censo da Educação Básica, Célia Gedeon, enfatizou a importância do Censo Escolar para o desenvolvimento de políticas públicas que fortalecem a educação e potencializam a qualidade da oferta educacional. “O sentimento é de gratidão. Faz muito tempo que não me sinto tão à vontade e afagada em um evento tão profissional. Vi pessoas dedicadas, profissionais competentes e responsáveis, com vontade de fazer o melhor para resolver as questões que surjam nas escolas”, ressaltou.

“Com o intuito de qualificar a declaração dos dados, a nossa perspectiva é sempre alinhar as ações do Censo Escolar por meio de parcerias que fortaleçam a nossa coleta. E nesse momento especial, considerando o novo currículo do Ensino Médio e os itinerários formativos que trouxeram campos novos de coleta no Sistema Educacenso, agregar o pedagógico ao Censo Escolar é produzir, além de conhecimento, qualidade das informações, contribuindo com a fidedignidade quanto a declaração dos dados no Sistema Educacenso”, salientou a coordenadora estadual do Censo da Educação Básica,  Lígia Holanda. 

 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668