sábado, 2 de julho de 2022 23:08

Secretaria de Educação e Esportes realiza 2º Seminário do Programa Criança Alfabetizada

Na ocasião, foram entregues a premiação das 50 escolas destaques de 2022



Assessoria de Imprensa - 21/06/2022 16:19h


Créditos: Tarciso Augusto

“Uma vez que se aprende a ler, você será livre para sempre”. Foi com essa frase do estadista Frederick Douglas que muitos se emocionaram na manhã desta terça-feira (21), durante o 2º Seminário do Programa Criança Alfabetizada (PCA), realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde. A ação foi promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), com a Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SUEAI).

Na ocasião, houve a premiação das 50 escolas destaque de 2022, que obtiveram os melhores resultados na avaliação do SAEPE 2021, no que se refere à Alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental.

 

Para dar início ao evento, os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Presbítero José Bezerra, da rede municipal do Recife, exibiram uma apresentação junina. Em seguida, Josiane Toledo, professora e doutora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CAED), apresentou uma palestra com o tema “A importância da fluência para a compreensão de textos” e mostrou ao público, formado por gestores, coordenadores e professores, que “ler é um ato cognitivo em que temos que transformar um conjunto de símbolos”, e assim levou os ouvintes a pensar na importância da leitura.

 

“Esse seminário tem uma importância dupla. Primeiro, juntar todo esse time que vem priorizando a alfabetização nas redes municipais e estadual, conhecendo os resultados das avaliações de influências, as ações realizadas, para que possamos ajudar a superar as defasagens de aprendizagens das crianças. O segundo momento importante é a divulgação do resultado do Prêmio Escola Destaque. As unidades vencedoras receberão R$ 80 mil. Esse é um dia especial”, ressaltou Ana Selva, Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação.

 

Implantado em 2019 pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), o Programa Criança Alfabetizada apoia os 184 municípios pernambucanos na busca pela alfabetização de todas as crianças que estudam na rede pública, garantindo, além da maior aprendizagem, o acesso a oportunidades e a um futuro melhor. A meta do programa é alfabetizar as crianças pernambucanas até os sete anos de idade ou ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

“Sabemos que na pandemia a educação foi uma das áreas mais afetadas, mas o Criança Alfabetizada continua avançando e é um programa muito importante, porque ressalta o intercâmbio entre o estado e os municípios. Por meio do programa, o estado auxilia os municípios tanto nas partes da formação quanto de capacitação, fundamentais para a etapa da alfabetização", declarou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

 

No evento, foram entregues simbolicamente o prêmio Escola Destaque, resultado da avaliação diagnóstica de fluência em leitura em estudantes de 2° ano do Ensino Fundamental. Da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul, a Escola Dois Rios foi uma das premiadas. “A escola é coletividade e esse é o reconhecimento de um trabalho de uma equipe. Foi difícil e limitado, passando por uma pandemia, mas que graças a Deus surtiu efeito. Estamos muito felizes", comemorou a coordenadora Vânia Pereira.

 

Foram convidados secretários municipais de educação; coordenadores municipais do PCA; gestores escolares de 31 municípios (cujas escolas serão contempladas com o Prêmio Escola Destaque 2022); gerentes regionais de educação; representantes dos parceiros técnicos e financeiros do PCA; Associação Bem Comum, Instituto Natura, Fundação Lemann e também professores do Centro de Estudo em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal de Pernambuco.

 

“É mais um momento de gratidão à parceria com o Governo do Estado. Pernambuco deu sinais muito positivos em 2019 da sua sensibilidade quanto à preocupação com a política da educação municipal. Os anos iniciais são a base sustentável do Ensino Médio, que é o melhor do País, e não poderíamos deixar de fazer jus a essa melhoria investindo na educação da primeira infância e no processo de alfabetização”, comentou o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Natanael Silva.

 

“Colocamos esse programa como prioridade do nosso trabalho, sabíamos que não seria fácil nem que haveria uma pandemia no meio do caminho, mas acompanhando o desenvolvimento desse programa sabemos que estamos no caminho certo. Nós precisamos alfabetizar nossas crianças na idade certa e com a qualidade adequada. Pernambuco teve, nos últimos anos, resultados satisfatórios no Ensino Médio e essa parceria vai ter um resultado muito positivo, vamos fazer a diferença na formação dessas crianças. Todos os municípios pernambucanos estão de parabéns, seminários como esse são de fortalecimento e temos a certeza de que o que estamos fazendo é o correto”, afirmou o Governador do Estado, Paulo Câmara.

 

Veja aqui a lista de todas as escolas destaques 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668