quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 23:41

Feira Agroecológica da Educação do Campo segue a todo vapor

Projeto passou por Gameleira na última quarta-feira (1º) e reuniu mais de 200 pessoas na praça Agamenon Magalhães



Kamilla Alves - 03/12/2021 14:18h


Créditos: Divulgação

Quem passou pela praça Agamenon Magalhães, no centro da cidade de Gameleira, na Zona da Mata Sul do Estado, nesta última quarta-feira (1º), percebeu uma movimentação diferente. É que o projeto Feira Agroecológica da Educação do Campo, promovido pela Gerência de Políticas Educacionais do Campo e Quilombola (GEPEC), passou pelo município e contou com a presença de estudantes da EJA Campo  - Anos Iniciais, dos Assentamentos Alegre I, Alegre II e São Gregório. A feira reuniu mais de 200 pessoas entre estudantes, representantes da Educação e outras instituições, além do público. 

Dispostos em barracas, os estudantes expuseram e venderam produtos da agricultura familiar e artesanatos advindos dos estudantes, camponeses e amigos parceiros jurisdicionados à Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Sul.

“Além de ter um  caráter pedagógico, a feira é um espaço em que agricultoras e agricultores familiares comercializam produtos agroecológicos diretamente aos consumidores possibilitando estratégias de comercialização que dinamizam a produção do campo, proporcionando alimentação saudável e garantindo o aumento da renda familiar camponesa – uma vez que não há a figura do atravessador comercial”, comentou Jailson Silva Dos Santos, gerente de Políticas Educacionais do Campo.

Com a presença da feira, o objetivo é estimular na população o consumo de frutas, verduras e legumes provenientes da produção agroecológica, bem como promover reflexões sobre os perigos à saúde com o uso de agrotóxicos na produção de alimentos. Além de propiciar a incorporação de novos conhecimentos no debate sobre promoção da alimentação adequada e saudável.

Portanto, é um espaço para que os frequentadores não apenas tenham acesso a alimentos saudáveis, mas também tenham a oportunidade de se informar sobre as práticas de produção de alimentos e seus impactos sobre o meio ambiente e a saúde.

Agenda completa - Em novembro, a feira agroecológica passou pelos municípios de Limoeiro, Bonito e Aliança. As próximas paradas da Feira são Caruaru, Ouricuri e Arcoverde. Clique aqui para conferir a agenda completa do projeto.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668