domingo, 5 de dezembro de 2021 07:33

Estudantes da EREM João Bezerra realizam ação de conscientização e preservação de rios

Programação contou com uma feira de exposição de produtos artesanais feitos com conchas do mar e uma atividade simbólica de limpeza da praia do Buraco da Velha



Assessoria de Comunicação - 24/11/2021 14:12h


Créditos: Divulgação

Na data em que se comemora o Dia do Rio Capibaribe, 24 de novembro, os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Bezerra, localizada em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, em parceria com a ONG Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), realizaram um evento socioeducativo para conscientizar a população sobre a importância de preservar o rio limpo para um mundo mais sustentável. Para chamar a atenção da sociedade sobre o tema, o projeto "Salve o Rio Capibaribe: da nascente à foz", promoveu desde o dia 22 de novembro uma programação que contou com palestras temáticas, debates, roda de diálogo e exibição de filmes nas dependências da escola. 

Para encerrar o ciclo de atividades, nesta quarta-feira (24), o projeto realizou uma feira de exposição de produtos artesanais feitos com conchas do mar e uma atividade simbólica de limpeza da praia do Buraco da Velha. Além disso, os estudantes cantaram e recitaram poemas e apresentaram produtos recicláveis produzidos com garrafas pet e biojóias confeccionadas com resíduos da pesca.   

A ação também integrou a programação educativa do projeto “Voz dos Oceanos”, uma iniciativa mundial de combate à poluição plástica, criada e liderada pela Família Schurmann, e parceria do Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil (Irapa), responsável pela vertical de educação e ativação dos núcleos locais para esse pilar. “Essa ação de conscientização dos estudantes cuidando do rio Capibaribe é relevante e muito significativa, uma vez que o lixo jogado no rio traz consequências drásticas à fauna e à flora marinha, além de prejudicar marisqueiras e pescadores em sua prática profissional”, ponderou a gestora da escola, Viviane Gomes.

Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio Melyssa Lopes, de 16 anos, essa ação contribui para conscientizar a população para preservar os rios. Na ocasião, ela apresentou desenhos que representam os cuidados que a sociedade deve ter com eles. “A gente usou personagens de anime para ilustrar as artes para chamar a atenção das pessoas para que elas tenham esse cuidado com a natureza para maior sustentabilidade. Eu acredito que essas atividades e esse projeto podem sim conscientizar as pessoas e criar uma mudança de maus hábitos se for visto e feito”, ponderou.   

Daniela Araújo, coordenadora de educação ambiental da FMA, ressaltou a importância da parceria com a EREM João Bezerra. “A gente veio para a escola porque é um local de transformação. O que a gente veio trazer foi um momento de reflexão sobre a saúde dos rios. É importante que a gente mantenha uma perspectiva de um futuro não só para o oceano, mas para toda a população. E a escola é um local muito propício para isso e a gente espera que esses jovens levem esse legado à frente porque a nossa perspectiva é um pouco caótica em relação à sustentabilidade da sociedade, inclusive, do planeta”, salientou.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668