domingo, 5 de dezembro de 2021 07:26

Governo de Pernambuco anuncia expansão das escolas em tempo integral

Serão implementadas novas EREMs, EREFs e ETEs



Assessoria de Comunicação - 24/11/2021 14:04h


Créditos: Kleyvson Santos

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (24), durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a ampliação do ensino integral nas escolas da Rede Estadual para o ano letivo de 2022. A partir do próximo ano, o Estado contará com mais 70 Escolas de Referência (EREM e EREFEM), 34 Escolas de Referência em Ensino Fundamental (EREF), e mais 11 Escolas Técnicas Estaduais (ETE), sendo seis EREM já existentes e que serão transformadas em ETE, e cinco escolas que estão em construção. 

Das novas Escolas de Referência, 14 são em jornada integral de 45h (EREM), 16 em jornada integral de 35h com dois turnos de Ensino Médio (EREM), e outras 40 em jornada integral de 35h com dois turnos de Ensino Fundamental e  Médio (EREFEM), totalizando 540 escolas de referência na Rede Estadual. Com a nova medida, o Estado alcança a marca de 75% das matrículas no 1º ano do Ensino Médio em tempo integral, universalizando esse formato de oferta. Para fortalecer o Ensino Fundamental Anos Finais, que atualmente conta com seis EREFs, o Estado amplia para 40 o número de unidades de ensino com esta modalidade. No ensino técnico, Pernambuco ganha o reforço de mais 11 ETEs, subindo para 61 o total. 

"Em 2008, ano em que a Política Pública de Educação Integral foi implantada no Estado, Pernambuco possuía uma das piores taxas de abandono escolar do Brasil. Hoje, após 13 anos da Política Pública de Educação Integral, não só essa realidade mudou, como o estado figura como um dos melhores desempenhos em educação pública no País. Esse fato demonstra claramente a relevância dessa iniciativa educacional", ressaltou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

Em fala oficial, o governador Paulo Câmara frisou a importância da ação, e elogiou todos os profissionais que fazem a educação de Pernambuco. “Tudo isso mostra a aplicação adequada dos recursos públicos. Pernambuco é um estado pobre, e é o único que conseguiu alcançar marcas expressivas. Ampliar a jornada dessas escolas é a garantia de quem quer estudar numa escola integral. Estamos ampliando as escolas técnicas, pois hoje cada vez mais o mercado de trabalho é exigente, e o ensino técnico deixa nossos estudantes mais prontos para enfrentá-lo. É um conjunto de ações que precisam cada vez mais serem fortalecidas, valorizadas e essa é a nossa missão. Temos muito o que fazer, muitos desafios a enfrentar, mas estamos no caminho certo”, disse. 

Representando os gestores das 16 Gerências Regional de Educação (GRE), a gerente da GRE Recife Norte, Neuza Pontes, falou da alegria em ofertar as novas escolas para os estudantes da Rede. "É uma grande alegria poder vivenciar esse momento histórico para a educação de Pernambuco. Para mim, isso tem uma simbologia muito especial, pois pude acompanhar e fazer parte de toda essa evolução da educação integral do Estado. Eu vi nascer um sonho de que poderíamos ter uma escola voltada para os projetos de vida dos jovens, e hoje vejo tudo isso se concretizando. Esse sonho se tornou uma grande política pública, e nós, que compomos a Rede Estadual, estamos em festa. É essa a educação que a gente acredita. A educação integral e profissional têm feito a diferença na vida de inúmeros jovens”, pontuou. 

As EREMs que serão transformadas em ETEs em 2022 são: ETE Central de Barreiros, em Barreiros; ETE João Bezerra e ETE Mariano Teixeira, ambas em Recife; ETE Professor Urbano Gomes de Sá, em Salgueiro; ETE Professora Maria Wilza Barros de Miranda, em Petrolina; e ETE Deputado Afonso Ferraz, em Floresta.

As medidas contemplam todas as regiões do Estado. Atualmente, a Rede Estadual de ensino possui 1.055 unidades de ensino, sendo 420 Escolas de Referência, 50 Escolas Técnicas Estaduais, 436 escolas regulares, e 149 escolas indígenas. Com o anúncio, a Rede recebe, a partir de 2022, mais 104 novas Escolas de Referência em Ensino Médio, Escolas de Referência em Ensino Fundamental, e 11 Escolas Técnicas Estaduais. 

Confira aqui a lista completa

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668