domingo, 5 de dezembro de 2021 07:23

EREM Manoel Gonçalves de Lima participa do projeto Letras Pretas

Unidade de ensino mobilizou todos os estudantes para pesquisas e homenagear escritores e artistas negros



Carina Cardoso - 23/11/2021 17:55h



A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Gonçalves de Lima, de Cumaru, no Agreste do Estado, promoveu, no início deste mês, a culminância do projeto Letras Pretas, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes por meio da Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH). Na ocasião, os estudantes apresentaram suas pesquisas, participaram de uma manhã de autógrafos com a escritora Odailta Alves, e um lançamento de um livro de poesias da estudante Doraline Correia Barbosa. 

 

O projeto teve início remotamente com a comunidade escolar da EREM. Nele, os alunos tiveram a oportunidade de bater um papo com artistas e escritores negros, como Odailta Alves, Emanuel Arthur, Virgílio Magalde, Consuelo Brito, Edson Tavares, José Edson Gomes, entre outros. Com o retorno das aulas presenciais, o projeto saiu das telas diretamente para as salas de aula. Nas aulas de inglês, por exemplo, a professora Diana Gomes proporcionou contato com escritores negros através de pesquisas em sites, séries, bibliografias, resenhas, entre outros meios. 

 

Os estudantes expuseram em toda a escola as suas pesquisas em formato de desenhos, colagens e cartazes. “Tivemos o prazer de conhecer escritores nacionais e internacionais neste projeto. Vivenciamos momentos descontraídos e de muito aprendizado. Quando retornamos para o presencial, nos foram apresentados autores negros e passamos a debater em sala de aula as nossas pesquisas. O projeto foi show, ficou incrível. E Odailta Alves ainda nos honrou com a sua presença. Foi um dia inesquecível”, disse o estudante Welison Fernando dos Santos. 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668