domingo, 5 de dezembro de 2021 07:08

EREM Santa Terezinha promove círculos de cultura para vivenciar centenário de Paulo Freire

Unidade de ensino promoveu a atividade abordando temas propostos pelos próprios estudantes



assessoria de imprensa - 27/09/2021 09:24h



A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Terezinha, localizada na cidade homônima, no Sertão do Estado, vivencia Paulo Freire com círculos de cultura. A unidade de ensino está trabalhando diversos temas nas atividades com turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Regular e turmas do 3º módulo da Educação de Jovens e Adultos. A ação faz parte do calendário de comemorações da Secretaria de Educação e Esportes, que neste ano celebra o centenário de aniversário do patrono da educação brasileira. 

 

O projeto teve início no mês de agosto, quando as turmas iniciaram o estudo do texto "Círculos de Cultura: problematização da realidade e protagonismo popular", material que fez os alunos entenderem os princípios e a proposta pedagógica dos Círculos de Cultura e Educação de Paulo Freire. Em seguida, os próprios estudantes escolheram o tema no qual gostariam de trabalhar, para posteriormente serem debatidos em sala de aula.

 

No dia 24 de agosto, a EREM deu início aos debates, que tiveram como tema: suicídio, educação sexual nas escolas, redução da maioridade penal, exclusão social, saúde e SUS, entre outros. A culminância do projeto deve acontecer na próxima semana, com apresentações de pesquisas, palestras e atividades lúdicas para toda a escola. 

 

"Foi muito importante nós trabalharmos esse projeto, já que muitos alunos não conheciam Paulo Freire como mestre na educação. Eles aprenderam a importância do educador para a educação brasileira, a proposta pedagógica de alfabetizar adultos, e a educação como libertação. Foi muito bem trabalhado o centenário na nossa escola, e os alunos ficaram bastante entusiasmados ao saber que esse grande educador é pernambucano como eles”, detalhou a professora Luciana Mércia Freitas. 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668