Aumento da produtividade, melhora na taxa de ensino-aprendizagem, estímulo para atenção e curiosidade dos estudantes. Estes são alguns dos benefícios identificados com a implementação da tecnologia na educação. Desde 2015, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) tem parceria com o Google for Education, mas foi durante a pandemia que a utilização do recurso foi ampliada para toda a rede.
A parceria consiste na liberação para utilização, de forma gratuita, para professores e estudantes, da plataforma GSuite for Education, ou Espaço de Aprendizagem Google, com ferramentas e aplicativos que possibilitam uma variedade de atividades que favorecem a transformação em sala de aula.
“É um momento de quebra de paradigmas e que exigiu de nós uma capacidade de nos adaptarmos com rapidez. Nesse sentido, a parceria Google for Education e SEE traz inúmeros benefícios para apoiar os professores e estudantes, oferecendo ferramentas que otimizam o processo de ensino aprendizagem considerando a nova realidade do ensino híbrido”, comentou Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional.
Através da parceria, educadores têm acesso a uma conta educacional que permite o acesso à plataformas e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do planejamento de aulas, assim como recebem treinamentos para dinamizar a forma de ensino, enriquecendo o material aplicado nas salas de aulas.
No Ambiente Virtual de Apoio (AVA) à Formação Continuada, por exemplo, educadores têm acesso a um guia com dicas e tutoriais de como utilizar recursos e formatos inovadores aos conteúdos programados. Sem falar no Google Classroom, que permite que salas virtuais sejam criadas e gerenciadas pelos educadores.
“A pandemia mudou o jeito da gente pensar e fazer educação. Neste sentido, a SEE tem empreendido esforços para apoiar professores e estudantes a seguirem adiante com o processo de ensino-aprendizagem em meio aos últimos acontecimentos”, concluiu Maria.