sábado, 16 de janeiro de 2021 23:49

EREM Sizenando Silveira homenageia estudantes que se destacaram no ensino remoto

Eles participaram ativamente da busca por colegas que não tinham como se comunicar durante o isolamento social



Carina Cardoso - 12/01/2021 15:47h



Quando o assunto é “protagonismo estudantil”, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Sizenando Silveira, situada no Centro do Recife, sobressai. A unidade de ensino realizou uma premiação para os estudantes que se destacaram durante a fase mais rigorosa do isolamento social e no ensino remoto. Ao todo, 40 alunos receberam prêmios por viabilizarem a comunicação entre a escola e as turmas, e pela assiduidade nas aulas. 

 

A ideia de criar o prêmio surgiu após a equipe gestora notar o empenho dos representantes de turma em manter todos os colegas ativos nas aulas remotas. “A gente sempre conta com os estudantes para estimular todos a manter a frequência escolar, mas neste ano de pandemia eles merecem mais homenagens", conta a gestora da EREM, Márcia Nogueira. De acordo com ela, os representantes de turma foram fundamentais na busca por alunos que estavam ausentes das aulas ou que não tinham como manter contato com a escola. 

 

"Alguns não tinham celular nem acesso à internet. Nossos protagonistas se articularam em grupos de WhatsApp e realizaram uma busca ativa nos bairros onde moram para fazer a ponte com a nossa escola. Estimulando e reconhecendo essas atitudes, nós aguçamos o sentimento de pertencimento e solidariedade, que são raros hoje em dia. Essa mobilização, sem dúvidas, impactou positivamente na redução das taxas de abandono e evasão escolar durante a pandemia na nossa escola. Foi emocionante de ver", acrescentou a gestora. 

 

Ruan Victor foi um dos estudantes que arregaçou as mangas para auxiliar os colegas. A busca pelos incomunicáveis, segundo ele, intensificou o seu desejo de cursar fisioterapia e ajudar o próximo. “Quando percebíamos que um ou outro colega não interagia, traçávamos estratégias para descobrir onde eles moram. Muitos vizinhos e amigos não tinham meios, tampouco recursos para se comunicar. Eu levei atividades impressas para alguns deles, inclusive. Foi um trabalho gratificante, principalmente pelo fato de que muitos relataram que não vão desistir do Enem. Agora concluí o Ensino Médio, mas não queria sair da Sizenando Silveira. Aprendi muito ali e saí um cidadão. Vou fazer fisioterapia para continuar ajudando as pessoas”, contou, com entusiasmo, o jovem. 

 

Os 40 alunos foram convocados para comparecer à escola seguindo todas as medidas sanitárias para combate à Covid-19. Na unidade de ensino, eles participaram de um lanche, receberam um certificado de agradecimento da EREM e uma camisa de homenagem da escola.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668