domingo, 20 de setembro de 2020 13:57

Escola Técnica Estadual de Arcoverde promove III Mostra Científica

Evento online reuniu 87 trabalhos e contou com a participação de mais de 450 estudantes



Assessoria de Comunicação - 11/09/2020 17:42h


Créditos: Divulgação

Entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, vivenciaram as mais variadas áreas do conhecimento na III Mostra Científica. Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira", o evento reuniu mais de 450 estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de redes de computadores. Os alunos apresentaram trabalhos escritos, curtas-metragens e banners, que foram expostos virtualmente, de forma segura, sem aglomeração e respeitando o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.

A III Mostra Científica da ETE Arcoverde teve o objetivo de promover a formação docente com conteúdos criados para apoiar a orientação dos trabalhos, planos de aula de orientação e materiais de apoio ao professor orientador, disponibilizados no ambiente Moodle da escola. Os 87 trabalhos feitos pelos estudantes foram apresentados oralmente em sessões virtuais chegando a alcançar mais de 27 mil acessos, 22.294 visualizações e mais de 240 compartilhamentos. 

Em decorrência do isolamento social, as pesquisas de campo não puderam ser realizadas presencialmente com visitas técnicas pelos estudantes, mas os dados foram coletados virtualmente através de enquetes pelas mídias sociais, formulários do Google e entrevistas por telefone. Os trabalhos escritos foram formulados nos moldes de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e disponibilizados com antecedência para as bancas examinadoras por meio de pastas no Google Drive. Além disso, ainda foi realizada uma pesquisa, por meio de formulário Google, sobre os recursos tecnológicos dos discentes que confirmou a viabilidade de execução remota do evento.

“Esse evento faz parte da nossa organização de inclusão da iniciação científica nas atividades escolares, conforme preconizado no Novo Ensino Médio. Dessa maneira, nós nos organizamos para que cada estudante desenvolva um projeto de iniciação científica em grupo de cinco por orientador. Mesmo em meio às dificuldades impostas pela Pandemia, os professores e os estudantes realizaram um trabalho fantástico, conforme pudemos acompanhar durante os dias da Mostra”, destacou o coordenador de integração escola-empresa, Daniel dos Santos Rocha.

As orientações começaram no início do ano ainda em sala de aula e após a suspensão foram readequadas para o formato remoto. Vinte salas virtuais foram criadas para cada um dos professores orientadores, além do espaço de formação docente com os conteúdos exclusivos disponibilizados. 

O trabalho de exposição dos pôsteres nos estandes virtuais foi realizado por Daniel dos Santos Rocha  e a montagem do cronograma e a execução das reuniões virtuais foram coordenadas pelos professores Daniel, Katharina Lucena e Hugo Barbosa. A III Mostra Científica da ETE de Arcoverde contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668