domingo, 20 de setembro de 2020 13:49

Governo de Pernambuco anuncia data para retomada das aulas presenciais em Fernando de Noronha

Ilha não tem registro de transmissão comunitária desde abril; escola e creche devem observar protocolo setorial de educação de prevenção à covid-19



Natália Santos - 10/09/2020 16:40h


Créditos: Divulgação

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, anunciou nesta quinta-feira (10) as datas de retomada das aulas presenciais em Fernando de Noronha. A ilha, que não registra transmissão comunitária da covid-19 desde o final de abril, poderá receber os estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFM) Arquipélago Fernando de Noronha a partir do dia 22 de setembro e do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer a partir do dia 13 de outubro. A EREFM Arquipélago Fernando de Noronha conta com 402 alunos do ensino médio e dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, enquanto que o CIEI Bem-Me-Quer atende 217 crianças da educação infantil e berçário.

 

Ambas as unidades já iniciaram os preparativos para recepção dos estudantes, como a divulgação das medidas sanitárias previstas no protocolo setorial de educação; aquisição de totens de álcool em gel, termômetros, máscaras e face shields; além da realização de serviços de manutenção, especialmente para instalação de novas pias para lavagem das mãos (lavatórios). Os professores também poderão contar com atividades de formação e acolhimento antes do início das atividades presenciais com os alunos.

 

A Escola também criou uma Comissão de Planejamento para discussão da Retomada das Atividades Escolares em relação às medidas de organização com a participação de representantes do Conselho Distrital, família, estudantes, Superintendência de Educação de Fernando de Noronha, vigilância sanitária e assistência social.

 

A decisão pela retomada das aulas na ilha considerou a ausência de transmissão comunitária há vários meses. (Considera-se que há transmissão comunitária da doença quando não é possível rastrear a origem da infecção nos casos registrados, indicando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para fora da ilha). Apesar dos bons índices alcançados, é de fundamental importância que as escolas observem as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações.

 

O secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, destaca o avanço e registra que a experiência em Noronha será de fundamental importância para a retomada das unidades educacionais em todo o Estado. “É a primeira vez que o protocolo setorial de educação será posto em prática nas nossas escolas. O retorno das aulas presenciais na ilha será acompanhada com especial atenção, pois nos ajudará a compreender ainda mais o processo”.

 

Aulas práticas - O Governo de Pernambuco também autorizou a retomada de aulas práticas dos cursos técnicos de nível médio a partir do dia 16 de setembro.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668