domingo, 20 de setembro de 2020 14:00

Fred Amancio e representantes da Educação conversam sobre retomada das aulas presenciais

Live aconteceu nesta terça-feira e foi realizada pela LIDE Mulher Pernambuco; ainda não há data definida para retorno



Carina Cardoso - 29/07/2020 18:33h



O secretário de Educação e Esportes do Estado (SEE), Fred Amancio, participou, nesta terça-feira (28), de uma live da LIDE Mulher Pernambuco, sobre o plano de retomada do ensino presencial. O gestor dividiu o espaço com representantes de escolas privadas do Estado e apresentou detalhes de como será o retorno das atividades das escolas, ainda sem data definida. 

 

No encontro virtual, estavam presentes Annie Bittencourt, representando a Red House International School Recife, CNA; Betania Ferreira, do Colégio Casa Forte; Gilton Lyra, do Colégio Núcleo; e Rosa Amélia, do Colégio Santa Maria. O secretário abriu a discussão expondo o plano de retomada do Governo, com documentos que abrangem protocolos de segurança e saúde tanto para estudantes quanto para os professores, além de orientações para os educadores. 

 

“A retomada gradual das aulas presenciais são de extrema importância para o processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças e nossos jovens. Nenhum sistema de educação no mundo estava preparado para essa pandemia e todos nós tivemos que nos adaptar. Mas o espaço escolar tem um papel fundamental na socialização e desenvolvimento de todos e é importante preparar os nossos alunos para esse processo de volta às salas de aula”, frisou o gestor.

 

De acordo com ele, o material com o plano de retomada, elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde e outros órgãos, será lançado em breve. “É importante que haja cumprimento de todos os protocolos por parte da escola, mas o apoio dos responsáveis pelos estudantes é fundamental neste processo. A nossa preocupação agora não é só com a saúde, mas também com a aprendizagem dos nossos alunos”, acrescentou Amancio. 

 

Para Annie Bittencourt, a etapa de ensino mais prejudicada com as aulas remotas é a educação infantil, cujo público é composto por crianças de um a cinco anos. “A gente teve muitas perdas durante esta pandemia. Perda de pessoas, de renda, do direito de ir e vir. E a gente sabe que o desenvolvimento afetivo social é muito importante para todos, principalmente para as crianças em fase inicial de educação, onde a construção de identidade está em andamento”, disse. 

No último dia 15, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, lançou, durante coletiva de imprensa, o protocolo setorial para a área da Educação no Estado. O documento - em fase de construção e aplicado para a Educação Básica, Ensino Superior e Cursos Livres (cursos de línguas, cursos técnicos, qualificação profissional e outros) - estabelece regras sobre distanciamento social, medidas de proteção/prevenção, monitoramento e comunicação. Ele ficou disponível até o dia 24 de julho, prazo máximo para consulta pública e eventuais contribuições. O documento final será divulgado em breve no site da SEE (www.educacao.pe.gov.br).



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668