terça-feira, 11 de agosto de 2020 12:25

EREM Joaquina Lira promove live poética

Durante a transmissão, estudantes recitaram clássicos de autores consagrados, como Gonçalves Dias, Castro Alves, Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade



Assessoria de Comunicação - 29/07/2020 15:22h


Créditos: Divulgação

Na última semana, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquina Lira, localizada no município de Aliança, Zona da Mata Norte, realizou a primeira live literária chamada de “Poesia de Quinta”. O projeto teve a intenção de estimular os alunos a conhecer,  gostar  e apreciar poemas da literatura universal como também potencializar a relação entre alunos, professores e comunidade escolar, através de lives poéticas temáticas uma vez por mês. 

 

A ideia consiste em mostrar as possibilidades do trabalho nas plataformas digitais, tornar o aluno protagonista de sua aprendizagem e entreter a população nesse momento de tantas dificuldades. Com o tema “O amor encurta a distância", a live idealizada pelas professoras de língua portuguesa trouxe a participação dos alunos e da população. Os alunos, de suas casas, entravam na live para atender o pedido de poesia feito pela população, que antecipadamente tiveram acesso nas redes sociais a um cardápio poético disponibilizado pela escola. Poemas como: “Se morre de amor”, de Gonçalves Dias; “Agora que sinto amor”, de Alberto Caieiro; “Canção de Outono”, de Cecília Meireles; e “O adeus de Tereza”, de Castro Alves, foram recitados durante a transmissão. Vale destacar que todos os poemas declamados estão atrelados à escola literária que o aluno está estudando.

“A pandemia trouxe importantes modificações em todos os campos da atividade humana e foi necessário nos reinventarmos  enquanto pessoas e profissionais. Como professora, está sendo um grande desafio atrair e orientar os estudantes a continuarem firmes em seu processo de formação integral, de forma que, mais do que nunca, estamos na busca constante por metodologias que impulsionem esse processo. Ficamos extremamente felizes com o resultado e entusiasmados para as próximas lives poética”, comentou a professora de língua portuguesa Maria Hosana.

“Foi uma iniciativa muito boa das professoras, porque é um projeto que envolve a nossa cultura e dá oportunidade para os alunos mostrarem seus talentos através da poesia. Gostaria muito que mais alunos participassem da próxima live, porque foi um sucesso, teve uma grande repercussão e mostrou que todos são capazes de recitar brilhantemente uma poesia”, avaliou o estudante Henrique Queiroz.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668