terça-feira, 7 de julho de 2020 15:09

Serviço de Atenção ao Servidor (NAS) realiza ações preventivas a saúde mental na GRE Agreste Meridional

Ações são coordenadas pela equipe de psicólogos do NAS da gerência regional



Assessoria de Comunicação - 30/06/2020 14:17h


Créditos: Divulgação

Pesquisas apontam que pessoas expostas a uma pandemia podem apresentar manifestações psicopatológicas caso não seja realizada nenhuma medida interventiva. Pensando nisso, o Serviço de Atenção ao Servidor (NAS) da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, formado pelas psicólogas Maria Lacerda, Sandra Alves e Ana Paula Cordeiro, realizou uma série de intervenções com foco na saúde mental da comunidade escolar. O pontapé inicial para as ações foi a pesquisa “A Covid-19 e seus impactos na saúde mental dos servidores da GRE Agreste Meridional”, que contou com mais de 650 respostas. 

A pesquisa foi realizada através de questionário do Google, entre os dias 14 e 19 de maio, com divulgação entre os grupos de gestores escolares, coordenadores da GRE e servidores da regional. A ação teve como objetivo geral buscar compreender em que medida o trabalho remoto, com seu distanciamento social, afeta a saúde mental dos servidores da gerência. Durante a pesquisa, foi possível conhecer o perfil dos servidores, verificar o que foi afetado com o trabalho remoto e reconhecer fatores susceptíveis ao desenvolvimento de sofrimento psíquico e adoecimento mental. Através dessas respostas foi possível utilizar estratégias interventivas durante o primeiro trimestre de exposição à pandemia e desenvolver medidas de intervenção. 

Entre as estratégias escolhidas para essa intervenção, foram realizadas escutas ativas para repasse de orientações e incentivo a prática do autocuidado e elaboração de informativos semanais com orientações para a saúde mental do servidor. Já neste mês de junho, foram realizadas videoconferências com todas as escolas jurisdicionadas a gerência. A metodologia utilizou grupos de cinco a seis escolas por conferência, com a divisão do encontro em três etapas. A primeira consistiu em uma técnica de relaxamento muscular progressivo de Edmund Jacobson para o manejo da ansiedade. Em seguida, eram apresentadas estratégias de enfrentamento a partir dos próprios recursos psíquicos, baseados na Inteligência Emocional de Daniel Goleman. Por fim, um momento para escuta e participação dos servidores. 

Essas ações estarão sendo realizadas durante toda a quarentena, além do planejamento de ações para o retorno das atividades presenciais. “Esse é um momento de desafio para todos nós. Parar para ouvir e dar atenção ao que o outro está enfrentando fortalece o nosso senso de coletividade e pertencimento", pontua a psicóloga Maria Lacerda. “Nosso trabalho foi pautado na prevenção de adoecimentos em decorrência à pandemia, amenização dos sintomas do sofrimento psíquico e ajustamento do servidor as novas rotinas. Foram momentos importantes vivenciados por todos nós”, completa a psicóloga Ana Paula. 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668