terça-feira, 7 de julho de 2020 14:50

EREM Professor Antônio Carneiro Leão realiza III Mostra de Química dos Alimentos

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a edição deste ano foi totalmente online. Os estudantes utilizaram o instagram para compartilhar o resultado ds ação



Assessoria de Comunicação - 26/06/2020 14:38h


Créditos: Divulgação

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Antônio Carneiro Leão, localizada em Camaragibe, realizou a III Mostra de Química do Alimentos com a participação de estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) O projeto é vivenciado na unidade de ensino desde 2017 e trabalha com o reaproveitamento dos alimentos que normalmente seriam descartados, analisando as propriedades químicas e ajudando os estudantes a criar um pensamento crítico em torno do desperdício, entendendo também a importância nutricional do reaproveitamento, por meio de um projeto alimentar.

Por conta da pandemia, a edição deste ano foi totalmente online e o projeto, além de trabalhar as propriedades químicas e biológica dos alimentos, fez com que os estudantes agregassem ao trabalho também as propriedades físicas. “Nesse momento de pandemia, manter as atividades educacionais é crucial para minimizar os prejuízos da ausência da sala de aula. Com isso, nós professores, decidimos utilizar a tecnologia para aproximarmos os estudantes da escola e continuarmos com o nosso projeto de  indução na melhoria da alimentação. Conseguimos fazer com que a rede social instagram fosse utilizada também como um espaço para estudos, principalmente agora que a melhoria da imunidade é tão necessária”, diz a professora Rosângela Almeida

A estreia da edição 2020 do projeto aconteceu no último dia 18 de junho com a live de “Vivência e Experiência da Semana Química dos Alimentos”, mediada pela professora Kamilla Dutra. Dando continuidade ao trabalho, os estudantes, usando a ferramenta instagram, escolheram um alimento e utilizaram o instagram para publicação de fotos e vídeos para apresentação. Receitas, jogos e cartazes com as histórias dos alimentos foram compartilhados.  

Os temas foram divididos por sala e cada uma abordou um tema. Vitaminas, proteínas, lipídios, carboidratos, saúde e bem-estar, energia, calorias, agrotóxicos, temperatura, pressão, armazenamento, transgênicos, água e sais minerais foram objetos de estudos. Para encerramento do projeto, que acontece nesta sexta-feira (26), será apresentada uma live com a nutricionista Juliana Buarque, mediada mais uma vez pela professora Kamila Dutra, com o tema “Nutrir é muito além da alimentação”.

“A escola sempre foi importante, inclusive agora na situação que estamos precisamos tanto aprender. Com essa pandemia, na minha opinião, o ser humano aprendeu a usar melhor a tecnologia, pois temos muitos recursos para nos comunicarmos a distância e pesquisar qualquer coisa com um simples aparelho. Então, estamos usando isso da melhor forma e aproveitando todos os recursos que temos”, pontua o estudante do 3º ano, Marcos José. Para Fernando Barros, que é estudante do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos, o projeto está dando oportunidade de adquirir maior aprendizado. “Para nós, que somos estudantes da EJA, não é fácil conciliar a rotina de trabalho com os estudos, mas sempre que temos oportunidades como essa, de participar de algum projeto, ficamos felizes. Participar é importante para adquirirmos mais conhecimento e mostrarmos o que estamos aprendendo”, ressalta. 

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668