quinta-feira, 9 de abril de 2020 00:33

Secretário Fred Amancio comanda reunião com gestores das GREs

Encontro foi realizado para maiores esclarecimentos sobre o funcionamento das escolas públicas; aulas estão suspensas a partir desta quarta (18)



Natália Santos - 18/03/2020 13:58h


Créditos: Kleyvson Santos

Durante a manhã desta quarta-feira (18), o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, se reuniu com secretários executivos e uma parte dos gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) para passar maiores informações e esclarecimentos sobre o atual funcionamento das escolas da rede pública estadual e das GREs, afetado pelos casos do COVID-19 em Pernambuco. Vale destacar que as aulas estão suspensas a partir desta quarta (18) por tempo indeterminado.  

 

No encontro, Fred aproveitou para reforçar a importância de seguir as orientações da área de saúde neste momento, já que as escolas são locais de aglomeração, além de envolver um grande percurso de deslocamento desses estudantes até as unidades. A suspensão se deu, principalmente, para tirar de circulação o grande volume de pessoas nas ruas, reduzindo assim as chances de contágio, afinal, ao todo, são cerca de 580 mil alunos da rede pública em todo o Estado. 

 

O secretário relatou ainda que as escolas, que já estão com aulas suspensas, seguem funcionando até a próxima sexta-feira (20) enquanto unidade administrativa, porém em horários especiais. Foi oficializada a dispensa de todos os professores das unidades de ensino, já que o foco é manter equipes pequenas nas instituições contando com o auxílio de quem está em casa para ajudar em todo o processo.

 

Durante a reunião, Fred Amancio falou também sobre a questão da distribuição das merendas para essas famílias, e o que tem sido calculado até o momento. “Estamos trabalhando dia e noite pensando em alternativas para essas famílias. Nossa maior dificuldade é viabilizar as quantidades e a disponibilidade desses alimentos em grande volume, mas não desistimos. Estamos avaliando o que fazer, e só faremos com a garantia de quantidade e muita segurança nessa distribuição”, disse o secretário. 

 

Sobre a Gerências Regionais de Educação (GREs), o atendimento ao público está suspenso como mais uma medida de segurança na tentativa de evitar a propagação do vírus. Ficou acordado que cada Regional fará marcações, em casos urgentes, através de seus telefones de contato. “São muitas dúvidas dos gestores e servidores acerca da situação do Coronavírus. É algo novo para todo mundo e conversar com o secretário foi uma grande oportunidade para tirar essas dúvidas e alinhar os próximos passos para garantir que não ocorra o avanço da contaminação do vírus”, destacou Neuza Pontes, gestora da GRE Recife Norte. 

 

“Tivemos uma manhã muito produtiva. Muito importante um encontro como esse para alinhar nossa equipe, que lida diariamente com várias pessoas de diversos municípios, e a hora é de proteger essas pessoas. É bom relembrar que não estamos de férias, o trabalho de gestão continua, mas o momento é de pensar na população e preservá-los. Estamos focados e fechados com as orientações da Secretaria de Educação”, complementou Flávio Carlos, gestor da GRE Agreste Centro Norte. 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668