quarta-feira, 10 de agosto de 2022 09:04

Governo de Pernambuco inaugura parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont

Torneio Nado Rápido marcou o início das atividades do equipamento. Além das autoridades, solenidade contou com a presença de atletas e paratletas



Assessoria de Comunicação - 07/03/2020 14:02h


Créditos: Pedro Menezes

Através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, o Governo de Pernambuco inaugurou, na manhã deste sábado (07), o parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont. Além das autoridades, a solenidade de inauguração contou com a presença de atletas e paratletas, como Joanna Maranhão, referência na natação, da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Pernambucana  (FAP). Para marcar o início das atividades do equipamento, que recebeu investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões, foi realizado o Torneio Nado Rápido, contemplando todas as categorias da natação na prova dos 50 metros livres. Ao todo, mais de 200 competidores deram as primeiras braçadas da nova piscina do Santos Dumont. 

O espaço conta com duas piscinas: uma oficial, medindo 50 metros de comprimento por 25 de largura e contendo 10 raias, e outra com 25 metros de comprimento, 12,5 metros de largura e 6 raias. O novo equipamento também conta com vestiários e banheiros, além de uma nova área de circulação dos atletas e uma arquibancada coberta com capacidade para 1.263 pessoas. Vale destacar que as raias e barras que serão utilizadas pelo polo aquático pertenceram às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. 

“É muito bom participar desta inauguração e já competir neste primeiro torneio do parque aquático do Santos Dumont. É uma forma de incentivar novos talentos. Estou feliz em saber que nosso estado agora possui uma piscina como esta, vai ajudar muito nos nossos treinos", destacou Beatriz Bezerra, medalha de ouro da categoria infantil 2.  Participaram do torneio os clubes filiados à FAP, além de atletas do interior do Estado. 

Para o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, esse é um momento histórico para o esporte pernambucano. "Este é um equipamento de referência em todo Brasil. É um caminho de portas maiores para formação de atletas, a inclusão, valorização e estímulo à saúde. Estamos realizando um sonho onde serão conquistadas grandes vitórias e grandes recordes. Através desse equipamento, mais pessoas vão estar mais saudáveis e incluídas", pontuou.

Com o novo espaço destinado às modalidades aquáticas na capital pernambucana, a expectativa é que o Estado atraia grandes eventos nacionais e internacionais do segmento. Durante a cerimônia, inclusive, foram anunciados o Circuito Caixa Paralímpico, Campeonato Brasileiro Infantil de Natação e o Campeonato Brasileiro Adulto de Polo Aquático, competições que serão disputadas entre os meses de março e outubro. Outro ponto importante é que o parque aquático do Santos Dumont poderá sediar as disputas dos Jogos Escolares de Pernambuco e também dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco. 

Emocionada, Joanna Maranhão, elogiou o espaço e destacou a estrutura oferecida aos atletas. “É muito bom para Pernambuco ter uma piscina como esta. É uma estrutura de campeonato internacional com todos os equipamentos que o atleta precisa para se preparar. Estou muito feliz em estar aqui e testemunhar a entrega deste parque aquático. É um momento importante e oportuno para o surgimento de novos talentos”, disse a nadadora. Joanna, inclusive, participou do torneio inaugural e conquistou o primeiro lugar na prova dos 50 metros livre, na categoria junior/senior. 

“Estamos felizes e satisfeitos em poder entregar este parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont. Esta é uma obra importante, pois estamos fortalecendo não somente a natação em Pernambuco, mas todos os esportes aquáticos. Com certeza, vamos atrair grandes competições. Aliás, já estamos, a exemplo das que divulgamos logo no início da cerimônia”, ressaltou o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio. 

Endossando a fala de Amancio, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou a importância do espaço sediar grandes competições. “É com muita alegria que a gente diz que Pernambuco está preparado para receber grandes disputas. Além disso, esta piscina proporciona aos nossos atletas e paratletas melhores condições de treino. O esporte faz parte da formação das pessoas e, através de ações como esta, vamos conseguir ter o Estado que desejamos, com educação de qualidade, esportes e cultura”, disse. 

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE - Durante a cerimônia de inauguração, o Governo de Pernambuco anunciou a aprovação do projeto Times Aquáticos PE, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A iniciativa, que beneficiará 250 atletas e 18 técnicos das modalidades aquáticas, tem o objetivo de oportunizar a participação de atletas de base e de alto rendimento nos torneios regionais, nacionais e internacionais. O investimento será de R$ 480 mil reais. 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668