sábado, 29 de fevereiro de 2020 03:17

Novo Ensino Médio é tema de reunião entre gestores escolares na Madalena

Reunião foi promovida pela GEPEM e aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire



Assessoria de Comunicação - 14/02/2020 14:49h


Créditos: Divulgação

Gestores escolares que fazem parte do grupo Piloto de Ampliação de Jornada participaram, nesta quinta-feira (13), de reunião com equipes técnicas das Gerências Regionais de Educação (GRE) e Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio (GEPEM). O encontro, promovido pela GEPEM, foi realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e abordou as exigências da Lei 13.415/2017, conhecida como Lei do Novo Ensino Médio.

 

Durante o evento, os gestores abordaram temáticas referentes ao Novo Ensino Médio, características do piloto e dos componentes curriculares que estão sendo vivenciados a partir da inclusão de mais cinco aulas semanais, onde serão inseridos itens como Projeto de Vida e Empreendedorismo, e os Componentes de Investigação Científica aplicados à Língua Portuguesa e à Matemática. Além disso, foi abordado o Currículo da Formação Geral Básica, que está em consulta pública no site da SEE até 31 de março.

Estiveram presentes a secretária Executiva de Desenvolvimento de Ensino (SEDE), Ana Selva, e a gerente geral de Ensino Médio e Anos Finais do Ensino Fundamental, Ana Tereza Aquino. Foi destacada a importância da aproximação entre a SEE, escolas e GREs para que seja possível ter referências na tomada de decisões que impactam na construção da Proposta de Novo Ensino Médio em Pernambuco.  

“Pela Lei os Estados precisam elevar a carga horária do Ensino Médio de 2.400 horas para 3.000 horas/ano. Desde 2018, Pernambuco vem implementando gradativamente a carga horária mínima legal nas escolas regulares de Ensino Médio, iniciando com 20 escolas. Hoje são 155 unidades com jornada ampliada no Estado, das quais 61 estão entrando no piloto em 2020. Esta proposta ainda não é o modelo de Novo Ensino Médio definitivo, visto que o Currículo à luz da BNCC e os Itinerários Formativos estão em construção. Mas já apontam para decisões importantes que estão sendo tomadas pela rede”, comentou Ana Carolina, gerente geral da GEPEM.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668