terça-feira, 27 de outubro de 2020 05:19

Secretaria de Educação e Esportes divulga versão preliminar do Currículo de Pernambuco do Ensino Médio

Todos podem participar da consulta pública e inserir suas contribuições por componente curricular



Carina Cardoso - 18/12/2019 11:56h


Créditos: Divulgação

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) convoca a sociedade civil para contribuir com a elaboração do Currículo de Pernambuco no Ensino Médio. Esta versão preliminar está disponível para sugestões e modificações até o dia 31 de março de 2020. Todos podem ler o documento, apreciar a referida proposta e inserir suas contribuições por componente curricular. A versão preliminar do Currículo de Pernambuco do Ensino Médio pode ser consultada neste link. 

 

A versão do Currículo disponível para consulta foi elaborada com a participação de toda a comunidade escolar, no ano de 2019, a partir do evento “Dia D da BNCC”, por meio de formações em escolas públicas e privadas de todo o Estado. Nelas, educadores e estudantes criaram os textos do currículo do Ensino Médio, que tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 

Para participar, é necessário realizar um cadastro na seção “Cadastro” do site (clique em um dos links abaixo). Ao clicar em um dos links da consulta, os cidadãos terão acesso ao texto introdutório do Currículo e os conteúdos de todos os componentes curriculares, como geografia, história, português e matemática. Os interessados em contribuir terão a opção de aceitar, modificar e sugerir cada item. Após o prazo da consulta pública, seminários serão realizados nas escolas com representações da rede privadas e rede pública. 

 

As sugestões desses dois momentos serão aplicadas na segunda versão do documento, que será validada pela SEE e, em seguida, enviada ao Conselho Estadual de Educação de (CEE). 

 

"Todos vão ter essa condição de aprovar a redação ou fazer as modificações no texto. Este momento de consulta é fundamental na construção democrática no currículo. É um momento de escuta da sociedade para que a gente possa ter um currículo sintonizado com os anseios da sociedade, sempre com base na BNCC. É fundamental a participação de todos”, frisou Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação da SEE. 

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

 

Currículo de Pernambuco - é um documento que vai orientar o trabalho pedagógico de todas as etapas de ensino de escolas de educação básica do Estado. Para a elaboração do currículo, a Secretaria de Educação e Esportes priorizou o debate com os profissionais de da educação e o respeito às identidades culturais, políticas, sociais e econômicas das diferentes regiões de Pernambuco.  

 

Links para cadastro e acesso a consulta pública do Currículo de Pernambuco:

 

Linguagens e suas tecnologias

 

Língua portuguesa

 

Matemática e suas tecnologias

 

Ciências da Natureza e suas tecnologias

 

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


 
*Após o cadastro, o interessado será conduzido para a área de conhecimento escolhida. Caso queira contribuir em outra área, deve voltar a esta página e clicar no link da nova área desejada. 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668