sábado, 14 de dezembro de 2019 21:11

PGM recebe homenagem na Alepe

O voto de aplausos foi solicitado pela deputada estadual Roberta Arraes



Carina Cardoso - 07/11/2019 12:32h


Créditos: Pedro Menezes

O Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), recebeu, nesta quinta-feira (07), um voto de aplausos, solicitado pela deputada estadual Roberta Arraes, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. O momento contou com a presença de políticos, estudantes, educadores, integrantes do programa e o secretário da pasta, Fred Amancio. 

 

A sessão foi presidida pelo também deputado estadual Paulo Dutra, e contou com diversos entusiastas do PGM. Roberta Arraes falou sobre a importância do programa e o que a levou a homenageá-lo. “No Sertão do Araripe eu vi de perto a vida de muitos adolescentes mudar depois de participar do programa. Acompanhei o embarque da primeira turma, em especial a vida de um estudante que morava numa serra, a cerca de 40km de distância da escola. Um estudante que jamais imaginava ganhar o mundo, foi viver em outro país. Por exemplos assim, afirmo que o Ganhe o Mundo é um programa de muito sucesso e que merece todas as nossas homenagens”, declarou.

 

O secretário de Educação e Esportes agradeceu o voto, e reafirmou que o sucesso do PGM é fruto de um trabalho em conjunto com educadores, estudantes e Estado. “O Programa Ganhe o Mundo foi criado para que os nossos estudantes de escolas públicas tivessem fluência no segundo idioma e pudessem fazer intercâmbio em outro país, experiência antes vivida somente por estudantes de escolas privadas e com maior poder aquisitivo. A gente tem muito orgulho do PGM, pois ele beneficia não só os pernambucanos, mas os brasileiros, pois agora, outros estados do Brasil estão se inspirando na gente e estão levando jovens para estudar fora também”, disse.

 

Aline Lima de Oliveira, de 17 anos, estudante de Engenharia na UFPE, viajou em 2018 para os Estados Unidos por meio do PGM e relatou a sua experiência durante a cerimônia. “Lá fora eu pude conhecer lugares que só via pela TV, em livros de história e no cinema. Aprendi muito ao longo do ano, e a experiência me enriqueceu fora da sala de aula, porque um intercâmbio forma cidadãos para o mundo, para o novo. E o PGM cumpriu isso: me formou não só pelo idioma, mas como cidadã. A partir dele eu pude perceber o quanto a sociedade é vasta, ampla, e eu quero conhecer mais sobre todas elas”, contou. 

 

Após a homenagem, a deputada entregou ao secretário e aos estudantes um livro que conta a vida dos ex-governadores Eduardo Campos, criador do programa, e Miguel Arraes. 

PGM - Um dos grandes destaques da educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) é uma ação de incentivo aos estudantes aprenderem um segundo idioma, que culmina com um intercâmbio de um semestre letivo no exterior para os que mais se destacam em suas regiões. Em 2015, a iniciativa foi ampliada para as modalidades PGM Musical e PGM Esportivo, com o objetivo de contemplar também os estudantes com habilidades esportivas e musicais.

Desde o início, o programa já embarcou mais de 7,5 mil estudantes da Rede Estadual. Hoje, o PGM oferece como opção aos estudantes nove países de destino, sendo quatro de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá), quatro de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e Alemanha.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668