quinta-feira, 19 de setembro de 2019 05:26

Professores do Paraná participam de visita técnica em escolas da Rede Estadual

Experiência aconteceu nesta terça-feira (13) na EREM Ageu Magalhães, no Recife



Assessoria de Comunicação - 14/08/2019 10:35h


Créditos: Marlon Diego

Uma comitiva de professores do estado do Paraná participou nesta terça-feira (13) de uma visita técnica nas escolas da Rede Estadual. Na ocasião, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer as políticas públicas de educação integral e profissional de Pernambuco, práticas educativas, projetos pedagógico e todas as iniciativas que fazem do Estado uma referência no Ensino Médio no Brasil. 

A visita iniciou na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ageu Magalhães, no Recife, onde os docentes conheceram os espaços da unidade de ensino, as ações e os projetos desenvolvidos pelos professores junto com os estudantes. Salas de aula, laboratórios, auditório, quadra poliesportiva e outras dependências da escola foram apresentadas pelos jovens protagonistas aos diretores escolares. 

Ainda na EREM Ageu Magalhães, os professores participaram de um encontro com o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, quando foram apresentados eixos estratégicos desenvolvidos nas escolas do estado, que envolvem: infraestrutura; foco no Ensino Médio Integral e Técnico; novos insumos pedagógicos e oferta de experiências inovadoras; e o Pacto pela Educação, baseado na gestão por resultado aplicada à educação. Além disso, Amancio expôs os indicadores positivos e os avanços da educação de Pernambuco.

“A nossa principal missão hoje foi apresentar escolas da comunidade para que eles percebam que em todas as unidades, seja ela do centro da cidade ou não, existe a mesma essência de trabalhar o protagonismo e o projeto de vida dos jovens, demonstrando um  alinhamento das diretrizes da Secretaria de Educação e gerências regionais”, destacou o secretário.  

À tarde, os gestores seguiram para a EREM Jader de Andrade, em Timbaúba, Zona da Mata Norte. Nesta quarta-feira (14), a comitiva visita a EREM de Paulista, em Paulista, e a Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, no Recife. 

“Essa imersão está sendo levada a sério para vermos as diferenças e as experiências que podemos levar para nosso estado. O que nos impressionou aqui foi a estrutura. No Paraná, a infraestrutura  escolar está falha e a gente primeiro vai ter que estruturar as escolas para implementar algumas ações. A nível de projeto, a gente ficou maravilhado com o projeto de vida e o protagonismo juvenil”, comentou o diretor Salvador Ribeiro.

Vale ressaltar que o estado se destaca em indicadores, como menor taxa de abandono escolar do país, maior taxa de aprovação no Ensino Médio e maior rede de ensino integral do Brasil. Na última quarta-feira (7), o Governo de Pernambuco divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), e mais uma vez o estado superou a média nacional, que é de 3,5, e alcançou a nota 4,7 no desenvolvimento da educação do estado em 2018, demonstrando crescimento em comparação com 2017, quando a nota foi de 4,5.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668