quinta-feira, 19 de setembro de 2019 05:27

Prêmio Respostas para o Amanhã tem prazo de inscrição prorrogado

Candidatos podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 24 de junho



Assessoria de Comunicação - 18/06/2019 15:57h


Créditos: Divulgação

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã foram prorrogadas até o dia 24 de junho. A iniciativa visa estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. O projeto ainda tem como objetivo despertar o interesse por essas áreas do conhecimento e contribuir para a sua formação, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um de seus possíveis projetos de vida. Os candidatos podem se inscrever, gratuitamente, pelo site www.respostasparaomanha.com.br. Confira aqui o regulamento da premiação.

Nesta edição, os projetos apresentados deverão ter foco na abordagem Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que é parte de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas. A ideia é que o ensino de ciências encontre suporte na tecnologia, nos processos de engenharia e na aplicação da matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

As equipes poderão ser formadas por até 15 participantes (mínimo de cinco) de uma mesma turma, orientadas por professores que lecionam disciplinas das áreas das ciências da natureza e de matemática e suas tecnologias. Poderão participar até dois professores parceiros para apoiar o desenvolvimento do projeto de sua equipe, sendo que esses profissionais podem lecionar em outras áreas do conhecimento como ciências humanas e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias, fortalecendo assim a interdisciplinaridade. Nesse novo formato, uma mesma turma poderá se organizar por equipes e concorrer com diferentes projetos.

As premiações serão distribuídas para escolas, professores e estudantes, sendo: 20 projetos semifinalistas: cada professor orientador e até dois professores parceiros receberão um tablet; 10 projetos finalistas: cada escola será contemplada com uma TV de 55 polegadas e um notebook; e três projetos vencedores pelo Júri Popular: as escolas em que estudam as equipes responsáveis pelos três projetos eleitos pelo público serão contempladas com troféus Projeto Vencedor pelo Júri Popular. Já na categoria nacional, o 1º lugar será contemplado com um smartphone, o 2º lugar receberá um notebook o 3º colocado ganhará um tablet.

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, no Brasil o prêmio já mobilizou mais de 153 mil estudantes, 10.200 professores de cerca de 4.120 escolas e recebeu 5756 inscrições de projetos. Na última edição, Pernambuco se destacou na participação e foi vencedor nacional com o projeto Avaliação do efeito larvicida do líquido da castanha de caju em mosquitos hematófagos, da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Aura Sampaio Parente Muniz, localizada em Salgueiro, Sertão do Estado. Além disso, também foi vencedor pelo Júri Popular com o projeto Se é para sustentar, faço renovar: Ciência e Sustentabilidade, da EREM de Ipojuca.

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária) tem o apoio da UNESCO, Reduca, OEI, Consed e outras instituições comprometidas com a educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros.  

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668