terça-feira, 12 de novembro de 2019 20:43

SEE leva mostra de cinema para escolas



Administrador - 02/05/2019 16:16h


SEE leva mostra de cinema para escolas

2ª edição de “Andanças” exibe filmes de cineastas pernambucanos e debate gênero e diversidade; escolas interessadas devem realizar agendamento

Escolas da Rede Estadual de Ensino interessadas em receber a segunda edição da “Andanças – Mostra de Cinema de Gênero e de Diversidade”, promovida pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Gerência de Educação Inclusive e Direitos Humanos (GEIDH), já podem solicitar o agendamento da ação. As unidades de ensino devem preencher um formulário eletrônico e aguardar um retorno da GEIDH confirmando o dia e horário da atividade.

A mostra tem como objetivo estimular nos estudantes o senso de coletividade, o respeito e o exercício da cidadania, erradicando assim as desigualdades e discriminação dentro e fora das escolas, e é voltada para alunos e alunas do Ensino Médio. A carga horária da Andanças é de 4h/aula e é composta por sessões de cinema sobre a temática, oficinas, debates e palestras com cineastas pernambucanos, movimentos sociais e pesquisadores, sempre sob mediação da equipe pedagógica da GEIDH.

As obras audiovisuais são de produção de cineastas pernambucanos e foram cuidadosamente selecionadas obedecendo a faixa etária do público-alvo e os princípios educacionais vigentes em nossa Rede, primando pelo respeito à diversidade.

A proposta da atividade é alicerçada na Portaria nº 33/2018 do Ministério da Educação, homologando o parecer do Conselho Nacional de Educação, que em seu Art. 1º afirma que os sistemas de ensino e as escolas de educação básica brasileiras devem assegurar diretrizes e práticas capazes de garantir o respeito à diversidade e o direito à diferença. Ação também se encontra alinhada ao Currículo de Pernambuco ao considerar gênero como tema transversal e eixo integrador do currículo.

Neste ano, a Andanças começa no mês de abril e segue até dezembro. Em 2018, ano de estreia, a mostra percorreu dezenas de escolas em diversas regiões do Estado.


INSCRIÇÕES AQUI



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668