domingo, 26 de maio de 2019 19:01

SEE oferece formação em Conservação Preventiva de Acervos Bibliográficos

Em sua 10º edição a formação está sendo realizada na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos para profissionais das bibliotecas de Camaragibe e São Lourenço da Mata



Aline Rangel - 14/03/2019 11:21h


Créditos: Gil Menezes

Profissionais das bibliotecas escolares da rede estadual e municipal de Camaragibe e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, participam durante esta semana da 10º Formação Continuada de Conservação Preventiva de Acervos Bibliográficos. A ação é realizada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) por meio da Biblioteca do Professor, localizada na sede da pasta, através da Gerência de da Educação dos Anos Finais do Ensino Fundamental (GEPAF). A formação está sendo realizada na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, situada em São Lourenço da Mata.

 

Este ano os profissionais participaram de uma aula externa no Ophicibart - Oficina de Conservação e Restauração em Documentos Gráficos, com o mestre em restauração Eutropio Pereira e sua filha Clarice Nery, onde aprenderam sobre os mecanismos para uma boa restauração, conheceram os equipamentos utilizados na técnica e aprenderam a fazer papel artesanal.

“Fico feliz em receber esses profissionais em meu ateliê. Mostrar a importância do aprendizado na área da conservação e restauração de documentos gráficos é sempre um momento ímpar, já que em Pernambuco temos poucas instituições que tratam o tema. Abrindo as portas do ateliê estamos dando oportunidades às pessoas de adquirir conhecimento e levar ao seu ambiente de trabalho”, fala Eutropio.

 

Na formação, os profissionais também receberam oficinas de higienização e de acondicionamento dos livros, conservação preventiva e direta para evitar possíveis problemas. “Essa formação é uma parte técnica oferecida em uma semana, nosso objetivo é levar conhecimento e uma nova visão do espaço de trabalho onde eles possam aprender sobre conservação do acervo”, pontua Ronaldo Henrique Martins, coordenador da formação.

 

Educador de apoio da Escola Estadual 10 de Agosto, localizada em São Lourenço da Mata, George Rodrigues de Melo participou da formação e está se sentindo envolvido com o que está conhecendo. “Nós que estamos diariamente na biblioteca não sabemos o mundo que é a parte da conservação do acervo e da restauração. Sei que ao final vamos sair mais preparados para colocar em prática dentro das bibliotecas e ensinar aos nossos estudantes a importância da conservação do livro”, diz. A formação segue até a sexta-feira (15) e seguirá nos próximos meses para Caruaru, Garanhuns e Nazaré da Mata.


Veja mais fotos aqui.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668