As aulas dos cursos de idiomas dos Núcleos de Estudos de Línguas (NEL) começaram nesta semana e tem muita gente entusiasmada para se comunicar com o mundo com segurança e propriedade na hora de falar. Esta terça-feira (19) foi o primeiro dia de aula da turma de Francês no Núcleo da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Távora, no bairro da Madalena, e a felicidade estava estampada no rosto de cada estudante.
A auxiliar administrativa Maria Alexandrina Lourenço é uma apaixonada por idiomas. Nas horas vagas, ela costuma estudar por conta própria. Quando soube das inscrições para os NELs, foi correndo em busca de uma vaga. Francês é a quarta língua que ela vai estudar, mas acompanhada por uma professora e uma turma. “Eu sempre faço muitas viagens, e estudar outros idiomas é o meu lazer favorito. É muito bom você ir para outro canto e saber falar com os nativos, interagir com as pessoas sem medo. A minha expectativa nesse curso é a melhor possível. Espero concluir todos os módulos e sair fluente no francês”, disse.
O estudante João de Oliveira Neto, de 18 anos, entrou na turma de francês para incrementar o currículo. Formado como guia turístico, ele sentia a necessidade de aprender outro idioma além do inglês, mas não tinha condições de pagar um curso. “Eu achei um diferencial do Governo de Pernambuco no que se refere a essa oferta de ensino, pois muita gente não teria a chance de estudar francês por conta própria. Gostei bastante da turma, a maioria das pessoas é adulta, e está interessada em aprender, em melhorar de vida, e espero aprender muito aqui”, frisou o jovem.
“Neste ano, a procura dos próprios estudantes para fazer o curso foi muito grande. A comunidade do entorno também se interessou bastante, e a gente fica muito feliz, porque isso prova que a escola e o Governo estão fazendo um bom trabalho. É muito bom ver todo esse interesse em se capacitar, em aprender cada vez mais”, declarou a gestora da EREM, Solange Moraes.
Pernambuco possui 34 Núcleos de Estudos de Línguas espalhados por todas as regiões e oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Alemão para estudantes da Rede e a comunidade em geral. Os cursos têm duração de dois anos e, ao final de cada módulo, todos recebem certificados.