terça-feira, 11 de dezembro de 2018 21:12

Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais sela parceria com a ONG Moradia e Cidadania

Na ocasião, o sistema recebeu 15 computadores que serão distribuídos para bibliotecas municipais do estado



Assessoria de Comunicação - 05/12/2018 10:26h


Créditos: Gil Menezes

Nesta segunda-feira (3), o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco (SBPM) e a ONG Moradia e Cidadania, assinaram um ato celebrativo que sela a parceria entre as instituições. Na ocasião, foram entregues 15 computadores, de um total de 30, ao SBPM, que será responsável pela distribuição para bibliotecas dos municípios do estado, segundo a necessidade para a inclusão social e digital das comunidades que atendem.

O Sistema de Bibliotecas Municipais de Pernambuco, por sua vez, tem como objetivo incentivar a implantação e implementação de Bibliotecas Públicas Municipais para atuarem como centro de cultura, informação e lazer; formar recursos humanos, realizar orientação técnica e eventualmente contemplar as Bibliotecas Públicas Municipais com kits-livro doados pela Fundação Biblioteca Nacional/Sistema de Bibliotecas Públicas, editoras e instituições culturais do estado.

Como contrapartida, o SBPM se comprometeu em fornecer materiais recicláveis coletados pela Biblioteca Pública do Estado, juntamente com as Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco. Além disso, o sistema irá colaborar na preparação técnica ao programa Expresso Leitura, fornecendo acervo, preparação técnica e apoio em ações culturais, bem como conseguir adesão de associados para a ONG Moradia e Cidadania.

A ideia da parceria surgiu da bibliotecária Dnjaneide Gomes, ao perceber as dificuldades que as bibliotecas municipais enfrentam com a ausência de equipamentos tecnológicos. “O grande beneficiado desta parceria é a comunidade que vai ganhar por conta das atividades que serão voltadas para a exploração do mundo tecnológico”, destaca.

A ONG Moradia e Cidadania tem a missão institucional de atender jovens, adultos e adolescentes oriundos de comunidades em vulnerabilidade social, através de formação humana, educação, cultura e lazer, tendo como intento uma concepção crítica da realidade e do valor como pessoa, e nos direitos humanos intervindo nas estruturas sociais para o exercício da cidadania. A instituição possui o Projeto de Inclusão Digital que está fundamentado em promover educação digital para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social no estado de Pernambuco.

“Esse ato vai de encontro com o nosso objetivo principal que é o de disseminar o conhecimento de informatizar as comunidades menos favorecidas e em vulnerabilidade social”, aponta a assistente de projeto da ONG, Isabella Santos.

 

Confira as unidades que serão beneficiadas:

 

Unidade de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco na BPE.

Biblioteca Pública Municipal de Amaraji.

Biblioteca Pública Municipal de Belém de São Francisco

Biblioteca Pública Municipal de Olinda.

Biblioteca Pública Municipal do Camaragibe.

Biblioteca Pública Municipal de Ferreiros.

Biblioteca Pública Municipal de Igarassu.

Biblioteca pública Municipal de São Vicente Férrer.

Biblioteca Pública Municipal de Tacaimbó.

Biblioteca Pública Municipal de Timbaúba

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668