segunda-feira, 19 de novembro de 2018 20:33

Programa da Junior Achievement Pernambuco forma mil estudantes como miniempresários

Os jovens receberam premiações nas áreas de sustentabilidade, inovação e qualidade dentre outros



Assessoria de Comunicação - 08/11/2018 15:35h


Créditos: Divulgação

 

O Programa Miniempresa da Junior Achievement Pernambuco realizou nesta quarta-feira (07) a formatura da 18º edição do programa. Participaram da ação 40 escolas públicas e privadas do Estado, com cerca de mil formandos “miniempresários”. Na ocasião os jovens assistiram a uma palestra da paraninfa da turma, Jô Mazarolo, diretora de Jornalismo da Rede Globo Nordeste.

Durante a jornada de aprendizado sobre empreendedorismo, os jovens realizaram atividades práticas para despertar o espírito de trabalho em equipe, liderança e criatividade e engajamento. As aulas aconteceram semanalmente totalizando 16 encontros. Os estudantes também interagiram com outras miniempresas através da Gincana de Miniempresas e a Feira de Miniempresas, onde é possível comercializar os produtos fabricados pelos jovens. Com as ações realizadas durante o período do programa, os estudantes tiveram oportunidade de aprender sobre os fundamentos de economia de mercado. Gestão, produto, finanças, marketing e vendas, através do método aprender-fazendo.  

Na cerimônia de formatura, as escolas receberam premiações e foram escolhidos os primeiros cinco lugares da edição: Escola Técnica Estadual (ETE) José de Alencar Gomes da Silva, com a miniempresa Facilite; ETE José Joaquim da Silva, com a miniempresa OHANAV S.A; Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Poeta Mauro Mota, com a miniempresa NFART’s S.A; EREM Santa Ana, com a miniempresa Semear S.A; e EREM João Monteiro de Melo, com a miniempresa Inovatec S.A.  

Outros receberam premiações destaques como foi o caso da ETE Edson Mororó Moura, na modalidade Produto Inovação; ETE Almirante Soares Dutra (Produto Sustentabilidade) e EREM Ginásio Pernambucano Aurora (Produto Qualidade). “Foi uma experiência muito positiva, nosso objetivo sempre foi de trabalhar com algo sustentável e nossa empresa fabrica bolsas com caixas de leite, então ser reconhecido na categoria sustentabilidade foi uma grande felicidade, conseguimos atingir nosso objetivo”, declara Clélia Roberta Santiago, 16 anos, presidente da empresa.

No Desafio NEXA, a ETEPAM ganhou em primeiro lugar com a miniempresa FRAM3D S.A; o segundo ficou com a EREM Costa Azevedo através da miniempresa KEYPORT S.A e o terceiro lugar com a EREM João Bezerra com a miniempresa CAPFONE S.A.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT – Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. É uma associação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, que acredita, acima de tudo, na capacidade e potencialidade do ser humano, beneficiando oito milhões de jovens em todo mundo. No Brasil, atua em mais de 20 estados, contribuindo para a formação dos jovens que constituem o futuro do país. Em Pernambuco, chegou em 2003.

Escolas interessadas em participar do programa no próximo ano e empresas e profissionais que quiserem contribuir, podem entrar em contato através do (81) 3421.2277. Mais informações: www.jape.org.br.

 



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668