quinta-feira, 16 de agosto de 2018 15:20

Mostra de cinema em gênero e diversidade chega em Vitória de Santo Antão

A ação acontece até o dia 12 de junho em escolas de todas as regiões de Pernambuco



assessoria de imprensa - 16/05/2018 18:30h


Créditos: Pedro Menezes

A “Andanças – Mostra de Cinema em Gênero e Diversidade”, da Secretaria Estadual de Educação (SEE), chegou, nesta quarta-feira (16), na cidade de Vitória de Santo Antão, Mata Norte do Estado. Na Escola Técnica Estadual (ETE) Joaquim da Silva Filho, os estudantes assistiram quatro filmes sobre a temática e participaram de uma oficina de audiovisual com a produtora Batuki Studio, de Carpina.

As produções exibidas no dia foram “Paloma”, “Avesso Reverso”, “Depois da Tempestade” e “A história completa de Brenda e outras histórias”. Depois de assistir os filmes, os estudantes participaram de uma roda de diálogos com a técnica em Direitos Humanos da SEE, Dayvi Santos, e aprenderam técnicas de imagem e som de cinema. A mostra tem como objetivo fortalecer as discussões de gênero e diversidade na educação básica por meio do cinema, além de divulgar e valorizar o cenário do audiovisual do Estado.

“A ação tem obtido, desde o seu início, um feedback muito positivo dos estudantes sobre suas experiências dentro de fora da escola. A partir do momento em que nós temos essas trocas, esses retornos dos jovens possibilita a Secretaria fazer um monitoramento da própria política de inclusão e analisar os pontos fortes e os que devem ser aperfeiçoados da nossa atuação dentro dessas questões”, pontuou Dayvi.

João Vitor Rodrigues, estudante do terceiro ano do ensino médio da ETE, acredita que a realização de atividades pedagógicas com esta temática é crucial para reduzir casos de violação dos direitos da comunidade LGBT dentro e fora da escola. “Antigamente, discutir gênero e diversidade sexual na sala de aula era coisa de outro mundo. Hoje em dia, sinto que estamos mais abertos para tratar o assunto. Por causa de aulas como esta, hoje vejo muito colega que antes era preconceituoso abraçar e respeitar a causa LGBT, mudar completamente a sua visão”, comentou.

“Nossos jovens vivem num contexto social que lida com diversas formas de pensar, de olhar e conviver. E trazer essa mostra para as escolas é maravilhoso, porque temos a certeza de que estamos caminhando para uma nova sociedade, para uma nova visão de mundo”, frisou o gestor da unidade de ensino, Pedro Bernardo. A Andanças segue até o dia 12 de junho, e em sua programação, estão 25 escolas de todas as regiões de Pernambuco. A próxima a receber a mostra é a Escola de Referência em Ensino Médio Guedes Alcoforado, em Olinda.

Mais fotos no FLICKR.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668