terça-feira, 23 de outubro de 2018 22:10

ETE Cícero Dias apresenta práticas pedagógicas em e-Book

Obra foi lançada no Rio de Janeiro, durante evento promovido pela Oi Futuro



Assessoria de Imprensa - 16/05/2018 17:46h


Créditos: Gil Menezes / Natuza Ferreira

Quarenta práticas pedagógicas exitosas foram apresentadas, nesta segunda feira (14), no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, para educadores de todo o país. As práticas fazem parte do e-Nave, um e-book com projetos vivenciados na Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, em Boa Viagem, e na Escola José Leite Lopes, no Rio de Janeiro. As duas escolas fazem parte do Núcleo Avançado em Educação (NAVE), um projeto da Oi Futuro em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação.

A publicação tem como objetivo compartilhar o conhecimento adquirido com a experiência do NAVE, realizada nas escolas José Leite Lopes e Cícero Dias, com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. Dentre os 40 projetos compilados, 19 são da escola pernambucana.

Dentre os projetos, o “Brincar de revisar” é um dos que utilizam redes sociais e meios digitais para promover o aprendizado. Esta prática se baseia na utilização do Kahoot!, uma ferramenta on-line gratuita que, além de promover uma atividade divertida em sala de aula, ainda é uma boa opção para que o professor faça revisões frequentes de conteúdos trabalhados na disciplina. Operado pelo professor Carlos Burgos, o Kahoot! facilitou a vida de muitos estudantes. Um deles foi o Caio Henrique, de 16 anos. Ele é do curso técnico de multimídia e está no 3º ano do ensino médio. “É uma maneira divertida de revisar, pois a ferramenta age por meio da ludicidade, fazendo que se torne muito mais fácil assimilar os assuntos, que por vezes são muito difíceis. Vemos aulas de mecânica, softwares 3D e estes assuntos são densos, complicados de entender apenas com teoria”, afirma. Iasmin Pires concorda com o amigo de sala: “Nos estimulou a revisar com mais frequência os assuntos passados em sala de aula. E de tanto a gente brincar, acabamos assimilando o conteúdo de maneira prática”, garantiu a jovem de 17 anos.

Mas nem só os estudantes são os beneficiados desses projetos. O professor das disciplinas de química e física, Hugo Magnata, vê nos estudantes a motivação de se tornar um educador melhor a cada dia. “Eu tinha muita dificuldade de entender os assuntos quando estudava e o motivo disso acontecer era a forma tradicional que os professores passavam as matérias. Hoje, eu tento ser o educador que não tive, e os meus alunos são a minha maior motivação para isso”, contou Hugo, que já ensina na ETE há 4 anos. Ele elaborou duas formas inovadoras de ensinar essas matérias que nem sempre são queridas pelos estudantes: “Física em quadrinhos” e “MasterQuímicaChef”, este último leva os estudantes para a cozinha para que aprendam conceitos de Química.

“O lançamento do e-Book é um marco histórico na sistematização das práticas docentes, que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. As práticas são inovadoras, interativas e posicionam o estudante como um autor da ação, não o deixando apenas como mero expectador”, comentou Aldineide de Queiroz, gestora da unidade de ensino, sobre os projetos vivenciados na escola.

O e-Nave, documento com as práticas pedagógicas, está disponível para download e pode ser acessado clicando aqui.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668