sexta-feira, 24 de novembro de 2017 11:32

Concurso nacional homenageia a imperatriz Maria Leopoldina

Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas e Privadas



Assessoria de Imprensa - 11/09/2017 14:30h


Créditos: Divulgação

Seguem abertas até o dia 20 de outubro as inscrições para o concurso de vídeos e desenhos que homenageia a participação da Imperatriz Maria Leopoldina no processo que levou o Brasil a se tornar independente de Portugal. Promovido pela Câmara dos Deputados, o concurso faz parte das celebrações do bicentenário da vinda de D. Maria Leopoldina para o Brasil (1817-2017), inserida nas comemorações dos 200 anos da independência do país (1822-2022).

O concurso de desenho é destinado aos alunos matriculados em escolas públicas e privadas, do quinto ao nono ano do ensino fundamental.  Já o de vídeo é reservado aos estudantes do ensino médio, de até 18 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas de todo o país. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de um formulário disponibilizado no endereço http://www.camara.leg.br/200anosindependencia.

O objetivo do concurso é incentivar a pesquisa escolar com temática relacionada à Independência do Brasil, valorizando a produção infantil resultante deste trabalho de investigação, além de promover uma melhor compreensão do papel de Dona Leopoldina no processo político que culminou com o grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga.

O primeiro colocado em cada categoria receberá, além de um diploma, um conjunto de obras das Edições Câmara, a ser destinado à sua escola. O vencedor e seu responsável ganharão, ainda, passagens aéreas de ida e volta a Brasília, com todas as despesas pagas, para participar da cerimônia de premiação. O segundo e o terceiro colocados receberão os diplomas pelos Correios e suas escolas também terão direito a coleções de obras da editora.

Confira aqui o Edital do Concurso de Desenhos

Confira aqui o Edital para o Concurso de Vídeos



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668