domingo, 17 de dezembro de 2017 22:13

Biblioteca Pública sedia VI Encontro da Rede Inclusiva Nacional

Evento acontece nos dias 15, 17 e 18 deste mês



Assessoria de Comunicação - 11/08/2017 17:34h


Créditos: Ademar Filho

Na próxima terça-feira (15), a Biblioteca Pública do Estado (BPE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e a Fundação Dorina Nowill, realiza o VI Encontro da Rede Inclusiva Nacional, em comemoração à Semana Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento segue durante a quinta (17) e sexta-feira (18), com uma programação que contará com palestras, rede de leitura inclusiva e outras atividades.

Haverá ainda uma exposição do acervo em Braille, com novas aquisições, e de livros em formatos acessíveis, contendo áudio discrição, legendas e janelas em Libras. Esse material faz parte do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura (MinC), resultado de uma parceria com a ONG Mais Diferenças, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua há mais de uma década com educação e cultura inclusivas. São nove títulos do tipo livro audiovisual acessível, que combinam vários formatos possibilitando o acesso simultâneo aos deficientes auditivos, visuais e pessoas sem deficiência.

A diretora da Biblioteca, Roberta Alcoforado, falou sobre os novos livros adquiridos e sobre o encerramento da programação. “No mês passado tivemos uma boa experiência com contação de história acessível, com O Pequeno Príncipe em tradução em Libras, e na sexta-feira para o encerramento vamos trabalhar o livro Tom, de André Neves. Mas, para nós, o fato inédito são esses livros com janelas em Libras”, relatou.

Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – O projeto teve início em 2013 e é desenvolvido em todas as regiões do Brasil, visando ampliar e qualificar a acessibilidade, cuja ação foi desenvolvida em seis eixos de trabalho: diagnóstico; qualificação do acervo; acesso à tecnologia assistiva; capacitação de equipes; comunicação e produção de conteúdo acessível; e fomento ao trabalho em rede.

Confira a programação aqui.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668