terça-feira, 24 de novembro de 2020 11:07

Software criado na ETEPAM é eleito melhor projeto de empreendedorismo cidadão do mundo

Can Game é um jogo que usa o Kinect para ajudar crianças autistas a aprender habilidades sociais, motoras e matemáticas



Assessoria de Comunicação - 03/02/2014 14:10h


Créditos: Divulgação

O software Can Game, criado por professor e estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM) para o desenvolvimento cognitivo de crianças autistas, foi considerado o melhor projeto empreendedor do mundo na categoria cidadania no desafio online da Imagine Cup, competição mundial de tecnologia da Microsoft. O resultado foi divulgado na última terça-feira (28) e a premiação foi de 3 mil dólares.

 

A ideia nasceu durante o mestrado do professor Eraldo Guerra em engenharia de software. O professor levou a proposta para a escola. Na ETEPAM, a exemplo de todas as demais escolas técnicas ou de referência, empreendedorismo é uma das disciplinas da grade curricular. Foi nessas aulas que a ideia tomou corpo. Professor e estudantes formaram a Life Up – célula empreendedora que, com a premiação na Imagine Cup, está em vias de se transformar em empresa já de olho nas possibilidades do mercado.

 

O Can Game é um jogo que usa o Kinect, um sensor de movimentos do Xbox, da Microsoft, para ajudar crianças autistas a aprender habilidades sociais, motoras e matemáticas. “Nossa ideia é promover o empreendedorismo social, que possa trazer benefícios à sociedade”, afirmou o professor que também encabeça outros projetos de empreendedorismo cidadão como o Carpet of Life, lona biodegradável para ser aplicada em áreas de deslizamento de barreiras, e o Atlantis Access, um aplicativo cujo objetivo é gerenciar informações pertinentes a deficientes físicos capaz de mostrar, por exemplo, o melhor trajeto a ser percorrido levando conta critérios de acessibilidade. Todos os projetos são da ETEPAM.

 

A Life Up agora se prepara para a final mundial da Imagine Cup 2014, que acontece em julho em Seattle, nos Estados Unidos.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668