quarta-feira, 10 de agosto de 2022 08:23

Estudante de Carnaíba relata experiência como Jovem Senador

Manoel David passou cinco dias em Brasília e foi acompanhado pela professora Kátia da Silva. Os dois seguiram uma agenda legislativa



Assessoria de Comunicação - 01/07/2022 19:22h



Encerrou nesta sexta-feira (01) a experiência de Jovem Senador vivenciada pelo pernambucano Manoel David, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Paulo Freire, localizada em Carnaíba, Sertão do Alto Pajeú, junto com sua professora orientadora Kátia da Silva. Os dois passaram uma semana em Brasília seguindo uma agenda de cinco dias onde apresentaram um projeto de lei no Senado Federal.

No primeiro momento, o Jovem Senador participou da posse e da eleição da mesa diretora. A jornada legislativa seguiu uma programação diferente para os jovens senadores e para os professores. Além da elaboração do projeto de lei, os jovens também visitaram algumas autoridades como os presidentes da Câmara e do Senado, além do Superior Tribunal Federal (STF).

Os professores participaram da Oficina Legislativa do E-Cidadania; Palestra com o presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência do Brasil, senador Randolfe Rodrigues; fizeram o Curso no ILB – Instituto Legislativo Brasileiro; apresentação do Arquivo S pela presidente da Secretaria de Imprensa do Senado, além da  palestra com a mentora de liderança do Senado Federal, Claudia Nogueira, que falou sobre o tema “Liderança, gestão de equipe, comunicação assertiva e empatia''.

"Essa foi, sem dúvida, uma das experiências mais gratificantes e transformadoras vividas durante  meus anos de docência. Não apenas por acrescentar mais uma medalha ou certificado ao meu currículo, mas, principalmente, por mudar minha visão sobre o papel do Poder Legislativo do nosso país. Espero ser multiplicadora desse conhecimento em minha escola, junto aos meus alunos e colegas de trabalho. Ver esses meninos com tamanha consistência política, renovou minhas esperanças no futuro do nosso país", ressaltou a professora Kátia da Silva.

Já os estudantes, Jovens Senadores, passaram a semana reunidos em suas comissões preparando o projeto de lei para ser apresentado. O projeto de lei da equipe de David foi aprovado no Senado. A proposta fala sobre a criação do “Dia Nacional da Coragem Civil”, que defende o direito do cidadão de intervir diretamente para proteger outra pessoa, cujos direitos, integridade e dignidade estejam sendo lesados ou ameaçados.

Além de várias outras iniciativas que poderão ser tomadas no Dia Nacional da Coragem Civil, está inclusa, no âmbito escolar, a realização de palestras, debates, exposições e atividades artísticas. “Que todo o conhecimento por nós adquirido nessa semana de vivência seja utilizado para o bem do Brasil, como diria o  ilustre pernambucano Gilberto Freyre: "sem um fim social, o saber será uma das maiores futilidades", será apenas fruto de vaidade; O conhecimento sem um uso benéfico é apenas mais um exemplo de luxúria. Reforço também, como dizia São Tomás de Aquino "levar os homens à verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros". Que façamos o melhor e possível uso de tudo que aqui conhecemos para o bem comum do povo brasileiro", declarou o Jovem Senador Manoel David.



Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668