quarta-feira, 10 de agosto de 2022 08:11

SEGE promove formação sobre órgãos colegiados

Encontro visa fortalecer a gestão democrática nas escolas



Assessoria de Comunicação - 01/07/2022 15:40h


Créditos: Divulgação

Encerra nesta sexta-feira (1), a formação sobre Órgãos Colegiados para todos os coordenadores técnicos de Gestão da Rede e equipe técnica das Gerências Regionais de Educação (GRE). A ação, que faz parte do Programa de Fortalecimento da Gestão Democrática nas Escolas, contou com a participação de 50 pessoas e foi promovida pela Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE), por meio das Superintendência Executiva de Gestão da Rede (SUTER) e da Coordenação Técnica de Gestão (CTG), desde a última quarta-feira (29).

As formações aconteceram em três polos, localizados nos municípios do Recife, Caruaru e Salgueiro. Ao longo da formação, os participantes puderam se aperfeiçoar nas questões que envolvem a articulação dos órgãos colegiados com as políticas de educação vigente e no desenvolvimento de ações de apoio aos diretores escolares quanto à implantação, revitalização e fortalecimento dos órgãos colegiados nas escolas estaduais.

Durante o encontro, a coordenadora de Gestão da Rede, Norma Bandeira, abordou a importância do desenvolvimento de ações que assegurem a efetividade da participação dos órgãos colegiados nas escolas da rede estadual de Pernambuco, como também na qualidade dos dados referente aos órgãos colegiados, inseridos no Sistemas de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE).

Segundo Norma, abordar os órgãos colegiados ativa e promove a democracia dentro das escolas.  “Por meio de conversas e encontros formativos, enfatizamos a importância do trabalho dos conselhos escolares para uma gestão mais participativa e democrática nas unidades públicas”, ressaltou a coordenadora.

As formações também contaram com apresentações culturais de alunos da rede estadual e socialização de experiências exitosas de diretores e estudantes que têm Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis atuantes nas escolas da rede.

Ranniery Pinheiro Alves, gestor da Escola Rotary do Alto do Pascoal, contou que o conselho escolar é bem atuante na unidade de ensino. “Em 2018, sentimos a necessidade da criação do Grêmio Escolar e hoje eles são os pés e as mãos da nossa escola. Eles atuam nos laboratórios, biblioteca, elaboração e organização de datas comemorativas, campanhas de arrecadação e doações. Passamos para eles que a escola é deles. Tudo que se faz é conversado e discutido no conselho, onde todos e todas têm acesso às informações”, destacou o diretor.

 

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668