quarta-feira, 10 de agosto de 2022 09:07

SEE lança jornada formativa para os núcleos de gênero

No evento, 20 escolas assinaram o termo de adesão para a criação de novos núcleos



Carina Cardoso - 01/07/2022 15:38h



A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, realizou, nesta sexta-feira (01), o lançamento da Jornada Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, no Recife. No evento, que marca 11 anos da política de implementação dos núcleos nas escolas da rede estadual, 20 unidades de ensino assinaram o termo de adesão para a criação do núcleo em suas unidades.

 

Participaram da mesa de abertura do encontro a secretária executiva de Educação Integral e Profissional da SEE, Maria Medeiros; Ana Elisa, secretária da Secretaria da Mulher; e representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fafire e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Na plateia, estavam educadores, gestores de escolas e de Gerências Regionais de Educação. “A ideia é que a gente possa potencializar o trabalho de excelência que já é desenvolvido com foco no enfrentamento da violência, redução das desigualdades, e na tratativa das questões que estão ligadas a gênero, raça e discriminação. A gente precisa investir na formação de cidadãos globais, comprometidos com uma sociedade mais justa, igualitária e com oportunidade para todos e todas”, frisou Maria Medeiros.

 

A secretária da Mulher enfatizou a alegria em criar novos núcleos nas escolas da rede. “Foi um dia de muita alegria para todos nós, porque essa ampliação e fortalecimento são muito importantes para todo o Estado. A gente acredita que as transformações sociais acontecem por meio da educação, e essas mudanças desconstroem a sociedade, que infelizmente ainda é muito machista. Através desses jovens que participam dos núcleos, nós podemos ter próximas gerações mais conscientes sobre respeito e igualdade. Esses espaços são uma grande oportunidade para formar cidadãos que respeitem os demais”, ressaltou Ana Elisa.

 

Representando os gestores de escolas que vão implantar os núcleos neste ano, Ana Lúcia, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Tristão Ferreira Bessa, de Lagoa de Itaenga, falou do compromisso da unidade de ensino em receber o programa. “Hoje, a nossa escola assume esse compromisso de intensificar ações no combate à violência e a todo tipo de discriminação, orientada por princípios como respeito a liberdade, tolerância, a dignidade humana e no combate à violação de direitos. É muito importante a criação de núcleos de gênero nesse momento que estamos passando”, pontuou Ana Lúcia.

 

A jornada é um projeto que visa fortalecer as ações dos núcleos e promover a integração com a rede de enfrentamento da violência de gênero. Ele tem, em sua metodologia, três etapas: lançamento da jornada; curso de formação para os integrantes; e 12 encontros regionais para fortalecer os núcleos nas regiões de desenvolvimento, contemplando todas as unidades do Estado.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668