domingo, 5 de dezembro de 2021 07:19

EREM Comendador Manoel Caetano de Brito realiza homenagem a Paulo Freire

Unidade de ensino trabalhou as obras do educador durante o mês de setembro e mobilizou todas as turmas



Carina Cardoso - 19/10/2021 13:57h



A Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Comendador Manoel Caetano de Brito, de Poção, Agreste do Estado, realizou, no mês de setembro, uma grande atividade em comemoração ao centenário de aniversário de Paulo Freire. Sarau literário, apresentações musicais, de vídeo, além de palestras e outras ações marcaram a programação. 

 

As turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de mais uma edição do projeto Protagonismo Leitor da EJA, que neste ano teve como proposta a leitura dialógica do livro "Pedagogia da Esperança", de Freire, e que terminou com um momento intitulado "Chá Literário Paulo Freire: Chá, recitação e Poesia". Na ocasião, os estudantes recitaram poesias e paródias. 

 

Já as turmas do Ensino Médio regular participaram do IV Sarau Literário da EREM, com a temática "Paulo Freire: 100 anos em (con)texto”, onde os estudantes realizaram pesquisas bibliográficas sobre a vida e as obras do patrono da educação brasileira, além de refletirem sobre os impactos da pandemia na construção da autonomia e das práticas que ensejam ações de protagonismo escolar e práticas sociais dos estudantes. 

 

Seguindo a programação, a EREM ofertou palestras e mesas de debate com os estudantes, com temas como "Um olhar sobre a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire", "Tempo de esperança sob a ótica de Paulo Freire", e “Paulo Freire - Educador por vocação", além de apresentações de vídeos produzidos pelos estudantes, e músicas em tributo ao autor. 

 

"A nossa linha de trabalho na escola está dentro da pedagogia de Paulo Freire. Fizemos uma homenagem ao educador e foi muito importante, pois percebemos que ensinar por meio de projetos pedagógicos o aluno se torna protagonista dos estudos, produz conhecimento, faz pesquisa, e se envolve de uma forma mais efetiva. Tiramos todos eles da zona de conforto e discutimos as ideias de Freire de igual para igual”, acrescentou Selma Suely de Farias, gestora da EREM.

 


Enviar Mensagem

Voltar



Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE |
CEP: 50.810-000 | Fone:(81) 3183.8203
Fale com a Ouvidoria 0800.286.8668