A Aliança NEO Brasil em Pernambuco realizou a diplomação de educadores e multiplicadores capacitados na metodologia de ensino inovadora desenvolvida pelo CESAR School, com base no paradigma da Educação 3.0. O evento Formar jovens para o trabalho do futuro marcou a formação de mais de 350 educadores da rede pública de ensino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), capazes de enfrentar os desafios inerentes aos novos contextos e modalidades de aprendizagem e preparar os jovens para responder às exigências e desafios do trabalho futuro. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Artesanato, no Recife.
O objetivo da iniciativa NEO é aumentar as oportunidades de emprego para jovens vulneráveis, entre 14 e 29 anos de idade em Pernambuco. A introdução de metodologias inovadoras de treinamento e orientação vocacional nas escolas de educação profissional da Secretaria Estadual de Educação (SEE), do IFPE e do Senai, integra as ações da Aliança NEO Brasil para contribuir para esse propósito. Graças a este diploma em Pernambuco, mais de 55 mil jovens de 107 escolas técnicas e centros de formação profissional serão beneficiados pela iniciativa a partir do início do próximo ano.
“A Aliança Neo espera que a inovação que está sendo introduzida dentro das escolas faça com que os estudantes fiquem bem mais preparados em termos de competências e habilidades para o mercado de trabalho”, destaca a coordenadora geral do projeto, Neylar Lins. A formação dos educadores foi de 64h, sendo 40h de aula presencial em cinco dias úteis corridos, e 24h remotas, encerradas em outubro deste ano. No conteúdo: Educação 3.0; Didáticas para Educação 3.0; Desenvolvimento de Projetos e Gestão de Projetos.
O NEO Brasil faz parte da iniciativa regional NEO que está sendo implementada na América Latina e no Caribe e pretende gerar mais de um milhão de oportunidades de trabalho até 2022, metade das quais são para mulheres. “A gente espera que esses educadores consigam levar uma forma de mostrar e facilitar os conteúdos aprendidos ao longo da formação e que eles levem esses conteúdos por meio de metodologias ativas, por exemplo. Então, a gente quer que eles não sejam um educador que fique lá expondo conteúdos, mas que ele consiga tornar o aluno protagonista e que faça com que esse aluno seja um agente ativo nesse processo de aprendizagem”, comenta a gerente de projetos do Cesar School, Marcela Cox.
Para o secretário de Educação, Fred Amancio, essa proposta é de extrema importância, pois tem um olhar para a preparação do jovem para o mercado de trabalho. “O mais importante é que o nosso trabalho nas escolas também prepare os jovens e dê oportunidades para que eles entrem em uma universidade e consigam a empregabilidade. Mas muito mais do que a formação desse grupo de professores e multiplicadores, é a oportunidade de perpetuar esse trabalho durante muitos anos nas nossas escolas”.
O evento foi realizado pela Aliança NEO Brasil, constituída pelo Ministério da Educação, pelo Ministério do Trabalho, pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio das Secretarias de Educação, da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação e da Mulher, pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pelo SENAI, pela Arcos Dourados e pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital. A iniciativa ainda conta com o Cesar School como parceiro colaborador e a Microsoft como apoiadora.